O filme francês Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, é um verdadeiro triunfo. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, também foi indicado a cinco categorias no Oscar de 2024 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz para Sandra Hüller, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original), venceu dois Globos de Ouro, Melhor Filme no César Awards (mais quatro prêmios) e recentemente venceu o BAFTA de Melhor Roteiro Original.
Do gênero suspense dramático, o filme conta a história de um homem que é encontrado morto na neve, do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma “morte suspeita”: É impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado.
A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito, afinal entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho, pois o menino é a única testemunha do acontecido.
Inocente ou culpada?
Entre todas as questões levantadas pelo filme, essa é obviamente a mais importante: Sandra é culpada ou inocente? Suspeita de ter assassinado o marido após sua misteriosa queda, o filme de Justine Triet termina de forma complexa e ambígua, deixando uma dúvida insolúvel sobre a culpa de sua heroína, mesmo que ela seja absolvida.
Como convidada do programa francês Beau Geste, a diretora falou sobre a surpreendente recepção de seu filme nos Estados Unidos. Segundo ela, “[nos EUA] a maioria das pessoas acha que Sandra é culpada. Na França, é o contrário”.
Ela acrescenta: “depois, o que é comum a tudo isso, em todos os lugares, é que as pessoas falam comigo sobre si mesmas, sobre suas vidas, o tempo todo. Eu não me tornei uma psicóloga, [...] elas me dizem: 'Tenho a impressão de que você colocou câmeras na minha casa'. Sinto que, às vezes, as pessoas ficam incomodadas com o lugar de intimidade que o filme evoca”.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!