Após 17 anos, o diretor de Pecados Íntimos, Todd Field, lançou seu longa-metragem Tár em 2023. A longa espera valeu a pena, pois a mistura de drama, suspense psicológico e viagem de terror acabou em muitas listas de melhores filmes do ano - e uma crítica de 4 estrelas aqui no AdoroCinema.
Se você perdeu o excelente desempenho de atuação de Cate Blanchett em um estudo desafiador sobre abuso de poder, o culto a gênios e os mecanismos da cultura do cancelamento, uma boa notícia: você pode assistir Tár na assinatura premium do Globoplay ou Prime Video.
Esta é a trama de Tár
Na obra de Field, Blanchett interpreta a brilhante maestrina e compositora Lydia Tár, que dirige a Orquestra Filarmônica de Berlim e é, às vezes, temida por aqueles que a rodeiam. O filme acaba levantando alegações específicas de abuso sexual e de poder contra Tár, ligadas a uma tragédia em torno de um de seus ex-alunos.
Ao longo de duas horas e meia, o filme de Field gira em torno de sua ambivalente personagem-título, que Blanchett encarna brilhantemente como um monstro poderoso em algum lugar entre a inteligência afiada e uma diva de sangue frio, gerando discussões sobre a separação entre arte e artista.
Entre Facas e Segredos, La La Land e outros filmes premiados que você precisa assistir!Mas Tár é menos cerebral do que sugerem os temas complexos do roteiro de Field. Além da atuação hipnótica de Cate, o filme também é um drama perturbador que espalha a catástrofe que se aproxima lentamente da personagem principal por meio de elementos de terror arrepiantes.
Os gritos no parque em que Lydia corre ou os constantes ruídos estranhos parecem saídos de um pesadelo que cada vez mais se torna a realidade da protagonista. Tár levanta muitas questões e, a cada minuto, obriga você a se reposicionar em relação à protagonista e reavaliar seu comportamento.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!