Considerado por muitos como um dos melhores filmes de ficção científica sobre aventuras no espaço, Gravidade foi lançado em 2013 e além de agradar o público com seu visual deslumbrante e jogos de câmera que contribuem para intensificar a tensão, o longa também fez sucesso entre a crítica especializada.
Dirigido, produzido e co-escrito pelo cineasta mexicano Alfonso Cuarón, o filme estrelado por Sandra Bullock - descrito por ela por como um dos principais desafios de sua carreira - e George Clooney, recebeu incríveis 10 indicações ao Oscar e levou 7 troféus para casa. Com este feito, tornou-se a obra mais premiada da 86ª edição da premiação concedida pela Academia.
Com orçamento de 100 milhões de dólares, Cuarón entregou uma obra completa e impressionante mostrando os desafios que os dois astronautas, Dra. Ryan Stone (Bullock) e Matt Kowalski (Clooney) enfrentaram. No entanto, a ficção científica poderia ter sido ainda mais realista, pois quase foi gravado em pleno espaço sideral.
O diretor comentou sobre a ideia durante entrevista ao Empire e explicou que não funcionou por dois motivos. A primeira delas foi a falta de dinheiro, já que realizar as filmagens no espaço dependeria de uma quantia de fato astronômica. Até o momento, apenas dois filmes conseguiram realizar tal feito: a comédia russa Yolki 5 (2016), que esteve na Estação Espacial Internacional, assim como The Challenge (2023).
Cuarón também comentou que em dado momento a NASA decidiu retirar seu envolvimento com o projeto: “No início, a NASA foi muito prestativa conosco. Fomos a Houston. Conversamos sobre a estação espacial, que seria um recurso importante do filme. Mas quando eles leram o roteiro e viram que haveria uma espécie de desastre no espaço, o que vai contra a política da NASA. Então eles não puderam mais nos apoiar.”
O outro motivo envolve Sandra Bullock e foi o ponto final para deixar a ideia de lado e continuar a produção em terra firme. Bullock já havia sofrido dois acidentes de avião, então ter que ir até uma estação espacial seria muito complicado devido ao trauma. “Para ela, voar é um grande sacrifício. E para ela, a ideia de entrar em um foguete ou algo assim estava fora de questão, sabe?” argumentou o diretor.
Nem Miss Simpatia, nem Gravidade: Maior bilheteria de Sandra Bullock é com personagem que quase ninguém se lembraDe qualquer forma, Gravidade deixou sua marca no gênero e seus prêmios de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais são prova disso. Na trama, após sua nave ser destruída em um incidente, os dois viajantes acabam à deriva na escuridão do espaço, sem nenhum contato com a estação na Terra e precisam unir forças pra sobreviver.
Com duração de uma hora e meia, Gravidade está disponível no Prime Video e HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!