Ninguém gosta de ter o final de um filme estragado para eles. Menos ainda quando a reviravolta no final é crucial para entender tudo o que você viu. Mas o que acontece quando você assiste um filme pela segunda vez, já sabendo como ele termina? Bem, pode ser uma experiência totalmente nova.
Você provavelmente já fez o experimento. Por exemplo, assistir Os Outros, de Alejandro Amenábar, sabendo que a personagem de Nicole Kidman e seus filhos que estão mortos. O mesmo acontece com O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan: Sabendo desde o início que Bruce Willis está morto. Pode até ser muito útil assistir uma segunda vez a filmes complexos como Tenet (2020), de Christopher Nolan.
Sem dúvida, um dos filmes cuja segunda exibição é muito interessante é A Chegada, obra-prima da ficção científica de Denis Villenueve. Num tópico do Reddit levantando questões sobre filmes cuja segunda visualização altera a experiência, um dos exemplos é este filme. "Eu choro no momento em que A Chegada começa", diz um usuário. "Cada visualização permite que você vivencie o filme da mesma forma que Louise vivencia a vida".
A Chegada segue Louise, uma linguista que recebe ajuda do governo dos Estados Unidos quando uma nave alienígena chega à Terra. Seu trabalho é aprender a se comunicar com eles. Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker e Michael Suthlbarg estão no elenco.
"É um dos filmes que posso assistir regularmente e ainda vejo detalhes que perdi nas exibições anteriores", disse um usuário do Reddit. "Deveria ser obrigatório ver o filme", acrescenta outra pessoal sobre assistir ao filme uma segunda vez.
A Chegada foi indicado a oito Oscars, mas ganhou apenas um: Melhor Edição de Som. Arrecadou mais de US$ 203 milhões em todo o mundo com um orçamento de US$ 47 milhões. O público e os críticos adoraram. A imprensa especializada afirmou que ele "oferece uma experiência imperdível para os fãs de ficção científica" e destacou o excelente desempenho" de Adams. O filme está disponível no catálogo do Prime Video.