Minha conta
    Essa é uma das falas mais famosas do cinema francês e, 60 anos depois, não perdeu seu impacto
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma retrospectiva de Testamento de um Gângster, de Georges Lautner, e uma das falas mais famosas já escritas por Michel Audiard.

    De Um Jantar para Idiotas a Odeio te Amar, sem esquecer A Grande Escapada, Acossado e Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, o cinema francês está repleto de longas-metragens que permaneceram famosos por suas falas memoráveis, mordazes, brilhantes ou hilárias.

    O escritor de diálogos Michel Audiard, considerado um dos maiores mestres da língua francesa no cinema, é responsável por um grande número dessas citações, cujo destino às vezes ultrapassou o de seus filmes, e que ainda gostamos de ouvir durante uma discussão entre amigos, várias décadas depois de tê-las ouvido no cinema.

    Vamos dar uma olhada hoje em uma das mais famosas delas, tirada do filme Testamento de um Gângster, de Georges Lautner, e que hoje praticamente faz parte da linguagem cotidiana, caso você fale ou compreenda francês.

    Os idiotas se atrevem a tudo. É assim que você os reconhece.

    A famosa frase pode ser ouvida à 1 hora e 3 minutos da famosa comédia de gângsteres, que foi feita há mais de 60 anos.

    Enquanto passa a noite na casa de seu falecido amigo, o mafioso Fernand Naudin (interpretado por Lino Ventura) espera a qualquer momento ver os irmãos Volfoni aparecerem, a quem ele recentemente fez uma visita, coletando todo o dinheiro deles.

    Gaumont

    "Você acha que eles ousariam vir aqui?", pergunta o tabelião, Sr. Folace (interpretado por Francis Blanche), enquanto esperam na cozinha da propriedade, com as armas em punho. Foi então que Fernand respondeu com a seguinte frase, que entrou para a história do cinema francês:

    "Os idiotas se atrevem a tudo. É assim que você os reconhece."

    Simples, eficaz, incisiva e engraçada, assim como muitas das linhas de diálogo compostas por Michel Audiard, essa frase foi muito além do contexto de Testamento de um Gângster para encontrar seu caminho em conversas ao redor do globo e, especialmente, entre os falantes de francês.

    Testamento de um Gângster
    Testamento de um Gângster
    1h 45min
    Criador(es): Georges Lautner
    Com Lino Ventura, Bernard Blier, Francis Blanche

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top