Robert Downey Jr. é um dos destaques da temporada de premiações por Oppenheimer, de Christopher Nolan, mas o ator surpreendeu os fãs ao defender que Margot Robbie não está recebendo o crédito merecido por sua atuação em Barbie, de Greta Gerwig – especialmente após ser esnobada nas indicações ao Oscar 2024.
Barbie: Por que todo mundo está revoltado - e com razão - sobre as esnobadas de Greta Gerwig e Margot Robbie no Oscar 2024 (Opinião)Em uma entrevista ao SAG-AFTRA Foundation, os atores Robert Downey Jr. (Oppenheimer), Sterling K. Brown (American Fiction) e Willem Dafoe (Pobres Criaturas) comentaram sobre como as atuações não precisam de grandes gestos para serem boas, com Downey Jr. citando como exemplo a interpretação de Margot Robbie em Barbie.
"Margot Robbie não está recebendo crédito suficiente, na minha opinião. A America [Ferrera] tem um discurso incrível. E, por sinal, ela arrasa! Estou assistindo e penso: 'Uau, essa foi muito difícil. É como uma peça de um ato. Todo o filme depende disso'. Mas são os cortes para Robbie ouvindo tão ativamente que percebo que Greta realmente está no caminho certo aqui. Mas foi Robbie quem teve que confiar...", explica Robert Downey Jr.
Essa cena mencionada é a do elogiado monólogo de America Ferrera em Barbie, onde a personagem se abre sobre as exigências que a sociedade impõe às mulheres, que foi um dos principais motivos para ela ter sido indicada como melhor atriz coadjuvante no Oscar. Enquanto isso, Margot Robbie e Greta Gerwig foram esnobadas na premiação – não sendo indicadas nas categorias de melhor atriz e melhor direção, respectivamente.
Barbie recebeu oito indicações ao Oscar 2024: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Ryan Gosling, Melhor Atriz Coadjuvante para America Ferrera, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original para "I'm Just Ken" e "What Was I Made For?", Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Os vencedores serão revelados em 10 de março.
Em Barbie, acompanhamos o dia a dia em harmonia na Barbielândia, até que uma das bonecas (Robbie) percebe que talvez sua vida não seja tão perfeita assim. Ela se questiona sobre sua existência, alarmando suas companheiras. Logo sua vida muda e ela vai ao mundo real. Lá, Barbie luta com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca, acompanhada de seu fiel e amado Ken (Gosling), cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, ela tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de nós.