Estamos familiarizados com um longo histórico de fracassos comerciais em Hollywood, onde a arrecadação nas bilheterias não esteve nem remotamente perto de cobrir o investimento realizado. Nem toda produção tem o que é preciso para se tornar um blockbuster - e, em uma indústria tão exigente, também há casos em que até mesmo um bom filme simplesmente passa batido pelo público, como aconteceu com O Portal do Paraíso, disponível na assinatura premium do Prime Video.
Uma joia injustiçada
O filme de Michael Cimino, estrelado pelos magníficos Kris Kristofferson, Isabelle Huppert, Willem Dafoe e Christopher Walken, foi um daqueles fracassos que marcaram época, derrubando o estúdio United Artists e sendo acusado de matar o fervor pelo cinema dos anos setenta.
Vagamente baseado na Guerra do Condado de Johnson, com uma disputa entre proprietários de terras do Wyoming e imigrantes europeus, vemos o distanciamento de dois ex-colegas de Harvard. Um tornou-se agente federal, o outro associou-se aos agricultores que se lançaram no conflito contra centenas de colonos.
O Portal do Paraíso: Promessas enterradas
Apesar de seu esforço, Cimino foi prejudicado por problemas nos bastidores: uma produção caótica, prolongada, atrasada e perturbada de mil maneiras inflou o orçamento para 44 milhões de dólares - o que causou prejuízos após uma arrecadação de apenas 3,5 milhões. De uma só vez, O Portal do Paraíso se tornou um bode expiatório para acabar com os excessos de diretores com visão e ambição.
Ambição essa que é incrível de ser vista no filme, tanto na fotografia quanto no design, e que vende maravilhosamente um drama profundo por meio de personagens bem desenvolvidos. Cimino dá um toque fabuloso aos códigos do faroeste e de épicos como E o Vento Levou, criando uma obra que - apesar da recepção na época - é capaz de surpreender qualquer um.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!