X-Men: Fênix Negra (2019) não é um filme lembrado com muito carinho pelos fãs da Marvel. Conclusão da saga dos X-Men pela Fox (que foi comprada pela Disney), a produção acabou sendo uma decepção para os fãs dos mutantes e um enorme fracasso de bilheteria. Quem teve sorte foi Hugh Jackman, que nem apareceu no filme como Wolverine.
Em entrevista à Rolling Stone, o diretor Simon Kinberg explicou a ausência de Hugh Jackman como Wolverine em X-Men: Fênix Negra. "Se você conhece a história de Fênix Negra, você gostaria de realmente servir a história de amor entre Logan e Jean. E eu acho que a noção de Hugh Jackman, por melhor que pareça para a idade dele, e Sophie Turner – não me agradou. Nem qualquer outra pessoa!", explicou sobre suas motivações.
Parece impossível adaptar adaptar esses quadrinhos da Marvel para o cinema: Falharam duas vezes, mas esse diretor tem a soluçãoO diretor também queria manter o foco em Jean Grey. "Havia um elemento de ser a história de Jean. E eu estava tão comprometido com isso que não queria correr o risco de me afastar de Jean indo para o poço de um personagem favorito dos fãs nesses filmes. Eu queria que fosse uma experiência muito diferente de ver um filme dos X-Men".
Lembrando que a história da Fênix Negra já havia sido adaptada para o cinema anteriormente em X-Men - O Confronto Final (2006), também sem muito sucesso.
Nos anos 90, os X-Men são considerados heróis nacionais e o professor Charles Xavier (James McAvoy) tem contato direto com o presidente dos Estados Unidos. Quando uma missão espacial enfrenta problemas, o governo convoca a equipe mutante para ajudá-lo. Liderado por Mística (Jennifer Lawrence), os X-Men partem rumo ao espaço em uma equipe composta por Fera (Nicholas Hoult), Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan), Tempestade (Alexandra Shipp), Mercúrio (Evan Peters) e Noturno (Kodi Smit-McPhee). Ao tentar resgatar o comandante da missão, Jean Grey fica presa no ônibus espacial e é atingida por uma poderosa força cósmica, absorvida em seu corpo. Após ser resgatada e retornar à Terra, aos poucos ela percebe que há algo bem estranho dentro de si, o que desperta lembranças de um passado sombrio e o interesse de extra-terrestres.