É claro que a Paramount teria ficado entusiasmada em lançar uma sequência assim que Top Gun - Ases Indomáveis foi lançado em 1986. Seu enorme sucesso de bilheteria foi um convite para isso, mas Tom Cruise não estava interessado e demorou mais de duas décadas para que houvesse qualquer conversa séria sobre a produção. A trágica morte de Tony Scott atrasou tudo ainda mais, de modo que Top Gun: Maverick só chegou aos cinemas em 2022. No entanto, o filme foi um sucesso, arrecadando quase 1,5 bilhão de dólares em todo o mundo.
O resultado foi um espetáculo de primeira linha que supera em muito seu antecessor. É verdade que, em sua essência, é um passatempo um tanto vazio que até opta por um inimigo não especificado para não perturbar ninguém, mas também é um filme que transborda energia e concentra tudo para oferecer um entretenimento arrebatador.
É claro que há muitos arquétipos - a personagem de Jennifer Connelly é a mais clara - e a dívida com o primeiro filme é clara, a ponto de reciclar mais de um elemento, mas também é uma história que envolve desde o primeiro momento e sabe como brincar maravilhosamente com a nostalgia sem confiar tudo a ela. Além disso, a evolução em termos de intensidade é muito bem conduzido, atingindo um clímax que causará arrepios em mais de um espectador.
O trabalho exemplar de Joseph Kosinski por trás da câmera e a boa companhia de Tom Cruise ajudam muito, mas, no final das contas, é um filme que depende muito de seu astro. E o ator entende muito bem que é uma atuação que exige muito de seu inegável carisma, mas também para dar uma profundidade dramática a Maverick, para que haja realmente uma evolução em seu personagem.
É também um dispositivo puramente comercial com um toque publicitário - embora não tão acentuado quanto no primeiro filme -, mas é tão divertido que, desde que você concorde em participar do ato, raramente deixará de se divertir.
Top Gun: Maverick está disponível para streaming na Netflix
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!