Nesta terça-feira (23), os indicados ao Oscar 2024 foram divulgados e em meio a destaques e novos recordes sendo alcançados, Barbie foi esnobado em duas categorias importantes: Margot Robbie ficou fora da competição de Melhor Atriz e Greta Gerwig não foi nomeada como uma entre os melhores diretores.
Por outro lado, Ryan Gosling foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante, ao lado de nomes como Sterling K. Brown (American Fiction), Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores), Robert Downey Jr. (Oppenheimer) e Mark Ruffalo (Pobres Criaturas). A nomeação do intérprete de Ken foi criticada, uma vez que a atriz que vive a personagem titular do filme ficou de fora da disputa.
"O mundo real é um eterno mojo dojo casa house", comentou um usuário no X (antigo Twitter), fazendo referência ao ambiente machista e dominado somente por homens, criado por Ken no enredo de Barbie.
"A Margot Robbie não recebendo a indicação e o Ryan Gosling recebendo é engraçado, porque bate exatamente com o fato do Ken ter gostado tanto do mundo real, onde ele é mais valorizado que a Barbie", observou outra pessoa na referida rede social.
Ao total, Barbie recebeu oito indicações ao Oscar 2024. Além da categoria já mencionada, o filme disputa pelos prêmios em Melhor Atriz Coadjuvante, pela performance de America Ferrera, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, por "I'm Just Ken", de Ryan Gosling, e "What Was I Made For?", de Billie Eilish e Finneas O'Connell.
O longa-metragem de Greta Gerwig também está indicado a Melhor Design de Produção, Melhor Figurino e Melhor Filme, a categoria mais importante da cerimônia. Barbie está disponível no catálogo do HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!