O gênero de fantasia tem duas grandes franquias de filmes. Por um lado, há O Senhor dos Anéis. Do outro, Harry Potter. Desde o fim da história de Frodo Bolseiro e do jovem bruxo criado por J.K. Rowling, parece que nenhum outro universo de fantasia conseguiu se destacar na tela grande. Entretanto, há um filme em desenvolvimento que, uma vez realizado, construirá um universo único e rivalizará com Harry Potter, já que a história é inspirada no mago interpretado por Daniel Radcliffe.
O escritor de fantasia Brandon Sanderson se inspirou na história de Rowling para criar sua saga Mistborn. Ele leu Harry Potter e pensou que seria interessante criar uma história em um mundo onde o vilão vence e o escolhido fracassa. Em outras palavras, um mundo no qual Voldemort teria sido vitorioso e o protagonista bruxo teria sido derrotado.
Sanderson começou a saga Nascidos da Bruma como uma trilogia, mas agora ela consiste em sete livros e uma pequena novela. A história se passa em Scadrial, um mundo que combina elementos de alta fantasia, intriga política e magia, conhecida aqui como alomancia.
A primeira trilogia - O Império Final, O Poço da Ascensão e O Herói das Eras - acompanha Vin, uma jovem com habilidades mágicas, e um grupo de rebeldes. O mundo em que Vin e companhia habitam está totalmente devastado.
A segunda série - composta por A Liga da Lei, As Sombras de Si Mesmo, Os Braceletes da Perdição e The Lost Metal - se passam anos após a primeira série e muda de protagonista. Waxillium Ladrian é um nobre que se tornou detetive e vive em uma Scadrial evoluída, envolvendo-se em intrigas políticas e investigações criminais. Sanderson disse que planeja escrever mais séries.
OS PROBLEMAS DE NASCIDO DA BRUMA
Agora que as grandes sagas de fantasia já têm mais de duas décadas, parece ser um bom momento para Nascidos da Bruma chegar aos cinemas. A ideia é essa, mas o projeto está enfrentando problemas. Os direitos da saga foram comprados por uma empresa, perdidos e comprados novamente por outra. Isso aconteceu entre 2010 e 2016. Em 2020, Sanderson disse que estava trabalhando no roteiro do primeiro livro. Desde então, houve poucas notícias sobre o projeto.
Como relata o Giant Freak In Robot, Sanderson deixou um comentário no Reddit há 6 meses, prometendo aos fãs que o filme aconteceria. Ele também explicou os problemas que estavam ocorrendo. "Estou feliz por ver os roteiristas se mantendo firmes, mas isso nos atrasará", disse ele sobre a greve dos roteiristas.
"Além disso, Hollywood está assustada neste momento. Dungeons & Dragons fracassou, apesar de ter sido excelente. Muitos outros filmes de grande orçamento estão tendo um desempenho abaixo do esperado. O streaming não é a galinha dos ovos de ouro que eles esperavam e coisas como O Senhor dos Anéis (que está se revelando mais caro do que os lucros obtidos) estão deixando os fãs tímidos. Tenho certeza de que isso acontecerá, mas as coisas estão lentas em Hollywood. Portanto, talvez seja necessário revisar as expectativas sobre quando", acrescentou.
Como Sanderson aponta, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes não correspondeu às expectativas. Apesar de ter recebido boas críticas, só arrecadou mais de 208 milhões de dólares em todo o mundo. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, a ficção da Prime Video, também não conseguiu se tornar a sensação do ano que muitos esperavam. Semelhante foi a reação à 2ª temporada de A Roda do Tempo, também da plataforma de streaming da Amazon. O que triunfou no gênero de fantasia foi House of the Dragon, a prequel de Game of Thrones da HBO Max. Até mesmo a prequel de Harry Potter, Animais Fantásticos, parece ter terminado antes de chegar à conclusão planejada, após o fracasso da terceira parte.
Quem sabe, talvez Mistborn seja exatamente o que o gênero de fantasia precisa para se reerguer.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!