Contrato Perigoso estreou nos cinemas americanos em abril de 2022. Essa informação por si só pode surpreender até mesmo muitos espectadores regulares, já que o thriller de ação estrelado por Chris Pine (Dungeon & Dragons: Honra Entre Rebeldes) foi criticado com tanto rigor. Claro, isso não significa que o filme foi um fracasso. Muito pelo contrário. Se você realmente gosta de cinema de gênero clássico e concentrado, definitivamente deveria conferi-lo.
Qual é a história de Contrato Perigoso?
O sargento James Harper (Chris Pine) das Forças Especiais foi ferido enquanto estava no exterior. Para permanecer produtivo de alguma forma, ele anestesia a dor com medicamentos que não consegue obter legalmente. Quando os seus superiores tomam conhecimento do assunto, ele é dispensado do exército com honra, mas perde qualquer direito a apoio financeiro.
Agora James se depara com uma questão crucial: como ele poderá alimentar sua família e saldar a montanha de dívidas que continuam se acumulando? Parece então um golpe de sorte que seu antigo camarada Mike (Ben Foster) lhe faça uma oferta para se tornar parte de uma organização paramilitar secreta. Mas quase tudo dá errado em sua primeira missão a serviço de seu novo cliente Rusty (Kiefer Sutherland) - e James inicia uma fuga perigosa por Berlim e pela Europa Oriental.
É um dos melhores filmes de fantasia do ano e seu protagonista tem “quase certeza” de que vai gerar uma nova sagaCinema de ação que não se exibe
Se você olhar para os sucessos de bilheteria de hoje, verá que eles possuem muitas imagens grandes, mas muitas vezes têm uma sensação incrivelmente pequena de como fazer essas fotografias funcionarem.
Isso geralmente também se aplica às coreografias de luta, que certamente exigiram muito trabalho prévio, mas muitas vezes são tão fragmentadas na implementação que, como espectador, você tem maior dificuldade em acompanhar as coisas de alguma forma. Agente Oculto, da Netflix, que custou 200 milhões de dólares, é um excelente exemplo nesse sentido.
Contrato Perigoso é completamente diferente, pois não faz barulho, mas apresenta o diretor Tarik Saleh, um cineasta que confia consistentemente em um trabalho artesanal concentrado e econômico. A ação aqui é claramente encenada, nunca apressada e deixa o público com todas as orientações.
A primeira sequência de ação por si só, que se passa na floresta ao redor de Berlim, mostra que Tarik Saleh não acredita nas novas tendências de gênero e depende principalmente da visão geral para obter o máximo impacto possível da cena. Completamente no estilo das décadas de 80 e 90.
Mas você não deve esperar que Contrato Perigoso seja uma filmagem e uma luta ininterruptos. A ação é bem medida, mas ainda mais coerente e habilmente impulsiona a história. O foco está no, mais uma vez, excelente Chris Pine, cujo soldado de elite só pega uma arma mais uma vez para salvar seus entes queridos de acabarem nas ruas. Emocionalmente, o curso está definido com muita clareza e a atuação melancólica de Pine garantindo que você não se incomode com a história simples.
Contrato Perigoso está disponível no HBO Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!