Embora não possamos compará-lo com outros personagens de filmes que tiveram mil e uma versões, Willy Wonka, o personagem criado por Roald Dahl, pode se orgulhar de ter sido interpretado por três grandes atores que têm pouco ou nada em comum entre si.
De fato, Willy Wonka foi quem mais brilhou nas duas adaptações do livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, apesar de não ser o protagonista. Tanto que ele até acabou liderando sua própria prequela com o maravilhoso o musical de fantasia Wonka. Então, vamos rever como foram os três chocolateiros no cinema, do pior ao melhor.
Gene Wilder
Com toda a honestidade, Gene Wilder é de longe a melhor coisa em A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971. Mesmo assim, o ator estava mais deslocado do que um pinguim no deserto e suas excentricidades não combinavam muito com o tom geral do filme. Sem prolongar demais, sua atuação é parte do motivo pelo qual Roald Dahl odiou o filme de Mel Stuart até o fim de seus dias.
Timothée Chalamet
Obviamente, por ser uma prequela, o Willy Wonka do filme de Paul King não é o mesmo Willy Wonka da história original. Timothée Chalamet interpreta com elegância uma versão mais ingênua e sonhadora, mas igualmente excêntrica. Aqui ele está mais interessado em explorar outras facetas do personagem ao invés de repetir o que os filmes anteriores já nos mostraram.
Johnny Depp
Se alguém encarnou tudo o que Dahl queria refletir em seu personagem, esse alguém foi Johnny Depp: carismático, extravagante, um tanto desequilibrado e com um senso de humor perverso.
Além de suas falas icônicas (como a que fala sobre canibalismo e como isso é desaprovado na maioria das sociedades), a versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate de Tim Burton deu um passado ao personagem, proporcionando-lhe assim uma nuance de humanidade e uma evolução paralela à de Charlie.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!