Foi em 2022 que a Netflix lançou uma de suas melhores produções originais - mas quase ninguém deu atenção. Em meio ao lançamento de títulos como a ficção científica Mãe x Androides e o terror espanhol O Páramo, poucos assinantes voltaram suas atenções para o terror indonésio As Fotos Vazadas.
Apesar do baixo alcance, vale a pena dar uma chance para o filme. No Rotten Tomatoes, por exemplo, a produção conta com impressionantes 100% de aprovação da crítica especializada. Para efeito de comparação, os outros dois títulos mencionados anteriormente estão avaliados, respectivamente, em 31% e 64% de aprovação.
Filme de comédia da Netflix: Este conto de fadas moderno e apaixonante foi "redescoberto" na plataforma - e virou um sucessoUma festa com consequências
Em As Fotos Vazadas, Sur (Shenina Cinnamon) administra o site de uma companhia teatral cujos integrantes gostam naturalmente de estar no centro das atenções. Já Sur se sente mais confortável quando pode trabalhar no computador, sozinha. Porém, um dia, quando o grupo vence uma competição, a jovem decide ir à uma grande festa para celebrar.
Antes de sair, a jovem jura ao pai que não beberá uma gota de álcool - e acaba descumprindo a promessa. Mas seus atos têm consequências: no dia seguinte, Sur descobre fotos comprometedoras divulgadas na internet sem seu consentimento. Sob risco de perder sua bolsa de estudos, ela começa uma investigação para descobrir quem está por trás de tudo isso.
Assustadoramente atual
Wregas Bhanuteja evita transformar seu filme em uma granada de exploração sombria e temperamental - que acabaria como uma campanha de vingança aplaudida pelo público. Apesar da oportunidade de seguir nessa direção, o cineasta opta por uma combinação misteriosa de drama e suspense, que mantém você ocupado até muito depois de os créditos rolarem.
As Fotos Vazadas aborda problemas que existem em todo o mundo: a religião e seu impacto na sociedade, o imenso poder das redes sociais e, acima de tudo, os padrões sociais ultrapassados. Qual é o status de um homem na sociedade e qual é o status de uma mulher? O filme questiona esses pontos de forma implacável e urgente.
Ao mesmo tempo, ele evita apontar dedos de forma excessivamente alerta ou até mesmo presumir ser capaz de solucionar esses problemas. Trata-se menos de uma lição e mais de uma revelação - algo que não só dá ao público uma sensação de desconforto, mas também os encoraja a agir pela mudança.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!