Em O Mundo Depois de Nós, o mundo está chegando ao fim – ou pelo menos a parte dele que é controlada pela tecnologia. As pessoas no filme estão desamparadas sem a internet e os efeitos que a acompanham, e, ao mesmo tempo, sua existência é uma maldição.
Para deixar essa mensagem clara, o diretor Sam Esmail incorporou uma referência ao seriado Friends, muito presente em seu filme da Netflix: Rose (Farrah Mackenzie), a filha da personagem de Julia Roberts, é obcecada pela sitcom dos anos 1990. Ela assistiu a todas as temporadas sobre a turma de Nova York e, quando o apocalipse tecnológico começa, só falta o episódio final.
O problema é que, com base nessa premissa, a menina deve ter se deparado com uma versão mais jovem de sua mãe enquanto assistia aos episódios.
Julia Roberts estrela Friends e cria um paradoxo em O Mundo Depois de Nós
Atenção: Abaixo temos spoilers de O Mundo Depois de Nós!
Sam Esmail expandiu a metáfora de Friends que já existe no livro Leave The World Behind, de Rumaan Alam, para seu filme. Rose enfatiza repetidamente como o destino dos personagens é importante para ela – até mais importante do que o de sua família. O suspense de ficção científica até termina com a famosa música de introdução de Friends, I'll Be There for You. Portanto, a sitcom e o filme estão intimamente ligados.
Em O Mundo Depois de Nós, Julia Roberts interpreta Amanda Sandford, que está de férias com sua família na região de Nova York quando o caos se instala. E há quase 28 anos, a superestrela de Hollywood foi uma convidada em Friends. Para ser mais preciso: em 28 de janeiro de 1996, ela apareceu no episódio The One After the Superbowl (2ª temporada, episódio 13).
Qual é o papel de Julia Roberts em Friends? A atriz interpretou uma amiga de infância de Chandler (Matthew Perry) chamada Susie Moss. Chandler envergonhou Susie na escola e quer se desculpar.
O que significa a aparição de Julia Roberts em Friends? Dentro da lógica do filme, Rose viu sua mãe Amanda como a atriz Julia Roberts – se é que ela notou a impressionante semelhança. De qualquer forma, duas realidades cinematográficas se chocam e, a rigor, as duas são mutuamente exclusivas.
E agora? O paradoxo é irresolúvel e, portanto, não temos escolha a não ser fazer o que o filme, Sam Esmail e Julia Roberts fazem: ignorá-lo. De qualquer forma, a distorção da lógica não interfere no filme, mas continua sendo uma observação engraçada.
O Mundo Depois de Nós não é o único com esse problema
Filmes que fazem alusão a outras produções caem repetidamente nessas armadilhas paradoxais. Apenas um exemplo: no Universo Cinematográfico da Marvel, o Peter Parker de Tom Holland se revela um grande fã de Star Wars. Assim, ele conhece o personagem Mace Windu, interpretado por Samuel L. Jackson, que também interpreta Nick Fury nos filmes da Marvel. O MCU simplesmente ignorou esse entrelaçamento. Os roteiristas não tiveram outra escolha.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!