Adaptação do famoso videogame da Capcom, Monster Hunter marca mais uma parceria entre o casal Paul W.S. Anderson, que assina a direção e o roteiro, e Milla Jovovich como protagonista. O par já possui uma extensa filmografia, com seis filmes adaptados de outra franquia de jogos, como Resident Evil, e a adaptação do conto de Alexandre Dumas no ano de 2011, com Os Três Mosqueteiros.
Mas a recente colaboração esteve envolta de polêmicas e resultados frustrantes na bilheteria que impactaram no desempenho da produção entre os fãs e o público em geral.
Controverso na China, e um fracasso nas bilheterias
O filme de aventura fantástica ainda, durante sua estreia, foi acusado de racismo devido a um jogo de palavras polêmico em uma das cenas. Sendo retirado da China, a cena em questão foi cortada de todas as versões disponibilizadas.
Seu lançamento durante a pandemia de COVID-19 em dezembro de 2020 também foi um fator que impactou em seus resultados de bilheteria. O longa-metragem, que custou 60 milhões de dólares para ser produzido, arrecadou apenas 44 milhões de dólares em todo o mundo.
Sucesso na Netflix em sua primeira semana no catálogo
Por outro lado, a trama criada por Anderson agradou muitos assinantes da Netflix, que colocaram o filme entre os top 10 globais na plataforma em sua primeira semana, durante o mês de novembro de 2023.
A trama segue a capitã Artemis e sua unidade de elite enquanto são transportados para um novo mundo cheio de monstros enormes e perigosos. Juntando-se ao misterioso Caçador, um guerreiro treinado para matar essas poderosas criaturas, Artemis deve lutar para tentar voltar para casa, mas principalmente para sobreviver diante de um perigo que poderia destruir seu mundo.
No Brasil, a participação da atriz Nanda Costa no elenco também foi um fator para a curiosidade do público.
Entre críticas que se dividiram entre elogios pelas sequências de ação, efeitos visuais - agraciados com uma indicação ao 19º Visual Effects Society Awards - e sua trilha sonora, mas também reclamações diante de sua direção, montagem errática e enredo minimalista, a adaptação do famoso jogo foi uma grande controvérsia durante seu lançamento.
Alguns consideram um escândalo e falam de um fracasso monumental, vazio de significado e para ser ignorado, enquanto outros se unem por trás do blockbuster, qualificando-o como visualmente impressionante e fiel ao jogo de vídeo, que também prefere apostar mais na ação do que em um enredo complexo.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!