Em 2021, Siân Heder deu à luz No Ritmo do Coração, um longa-metragem que foi aclamado pela crítica, porém, ao ganhar o Oscar, irritou uma grande quantidade de pessoas.
Na trama, Ruby, de dezessete anos, é o único membro ouvinte de uma família de surdos. Sua vida gira em torno de atuar como intérprete para seus pais e trabalhar no barco de pesca da família todos os dias antes da escola.
Quando a jovem entra para o coral do colégio ao seguir os passos do garoto de quem gosta, logo descobre que tem um dom inato para a música e uma voz espetacular. À medida que o interesse de Ruby pelo grupo aumenta, seu apoio à família será reduzido, colocando-os em um difícil dilema.
Para quem não sabe, o filme é baseado em uma produção francesa intitulada A Família Bélier, que foi um verdadeiro sucesso quando lançada em 2014. O título francês arrecadou mais de 72 milhões de dólares pelo mundo, além de ter sido nomeado a diversas categorias do César (considerado o Oscar da França).
No Ritmo do Coração seguiu então pelo mesmo caminho, conquistando Sundance durante o lançamento e sendo adquirido pela Apple TV+ por um valor gritante de 25 milhões de dólares durante a pandemia do Covid-19. Seis meses depois de chegar ao streaming, a produção já havia atingido 973 mil lares, número que continuou a aumentar depois de ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar.
No streaming: Este é um dos melhores e mais emocionantes filmes dos últimos anos - e vencedor do OscarA DECEPÇÃO DO OSCAR
O fato de CODA (no original) ter ganhado a estatueta dourada em cima de filmes como Amor, Sublime Amor, Ataque dos Cães ou Drive My Car irritou considerável parte do público e crítica, virando assunto na internet em 2022. À época, muitos chamavam No Ritmo de Coração de “um filme Sessão da Tarde”, argumentando que apesar de bom, nem de longe era a melhor obra disponível na competição.
O longa ser um remake norte-americano também ajudou a inflamar os críticos, que alegavam não haver necessidade de refilmar uma obra aclamada. Quem gostou do resultado, exaltou a grande representatividade existente em No Ritmo do Coração, que diferentemente do original francês, usou atores surdos de verdade para dar vida a seus personagens.
Para quem ainda não viu e quiser conferir com os próprios olhos, vale ressaltar que a produção está disponível para aluguel no Apple TV, YouTube e Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!