O livro L.A. Confidential, do gênero policial, é baseado em fatos reais e abrange muitos anos de ação. Por isso, por muito tempo, foi considerado impossível de ser filmado. Mas o diretor Curtis Hanson e seu incrível conjunto de astros conseguiram fazê-lo mesmo assim, e com louvor. Com isso, Los Angeles - Cidade Proibida, de 1997, se tornou um dos melhores filmes de todos os tempos.
Qual é a história de Los Angeles - Cidade Proibida?
O inferno está à solta na Hollywood dos anos 1950: três policiais muito diferentes investigam juntos, mais ou menos involuntariamente, um caso de assassinato. Seus métodos não poderiam ser mais diferentes: Jack Vincennes (Kevin Spacey) é um fanfarrão vaidoso que coopera com a televisão e o jornal por dinheiro.
Bud White (Russell Crowe) é um homem rude e às vezes usa métodos pouco ortodoxos (ou seja, violência) para obter uma confissão. Há ainda Ed Exley (Guy Pearce), um carreirista excessivamente correto que se torna impopular entre seus colegas.
Todos os três são envolvidos em um turbilhão de violência e crime. Era para ser um caso relativamente simples de resolver, mas no final os participantes se envolvem em uma gigantesca conspiração que envolve, entre outras coisas, uma rede de pornografia e a garota de programa Lynn Bracken (Kim Basinger).
Supostamente impossível de ser filmado, filme se tornou um clássico do gênero neo-noir
O longa-metragem é adaptado do romance L.A. Confidential, de James Ellroy, publicado em 1990. A trama se estende por oito anos e é bastante complicada. Eventos reais são misturados a casos criminais fictícios, e a história toda tem muito mais conteúdo do que o filme.
Mas Los Angeles - Cidade Proibida conseguiu explicar a trama complicada de uma forma extremamente condensada. Nada se perde em termos de suspense e estamos lidando com um verdadeiro clássico e peso pesado do gênero neo-noir. Se você gosta de histórias de detetive, esse é definitivamente o filme ideal para você.
Não só temos que agradecer ao diretor Curtis Hanson e a atores como Guy Pearce, Russel Crowe, Danny DeVito e Kim Basinger (que também ganhou um Oscar por seu papel), mas também, é claro, ao co-roteirista Brian Helgeland, à trilha sonora de Jerry Goldsmith e ao trabalho de câmera de Dante Spinotti.
O filme está disponível no Prime Video, Star+ e HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!