Minha conta
    Wish: Esta é a autocrítica sombria que a Disney fez em seu próprio filme
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Em seu mais recente filme de animação, a Disney surpreende com uma crítica de si mesma. Explorando terrenos inusitados, o filme revela um posicionamento que lança luz sobre aspectos polêmicos do próprio mundo mágico da Disney.

    Já se passaram 100 anos desde que Walt Disney criou a The Walt Disney Company, a gigante da animação 2D. Personagens originais como Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta ajudaram a tornar o estúdio um titã da indústria, e filmes como Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela e A Bela Adormecida consolidaram sua influência nas bilheterias.

    Quando chegou o 100º aniversário desses desenhos originais, a empresa havia disparado e se tornado uma corporação gigantesca, que possui muitas outras marcas (de Marvel Studios à Pixar e Lucasfilm). Caso você tenha perdido, a Disney agora tem os títulos de tantas propriedades intelectuais que pode fazer você girar a cabeça: Star Wars, Indiana Jones, X-Men, Vingadores, Os Muppets, Mary Poppins, Os Simpsons, e a lista continua...

    E para comemorar esses 100 anos de aquisição de propriedades intelectuais para construir seu “Reino Mágico”, o estúdio lançou recentemente Wish: O Poder dos Desejos, um filme de animação que questiona a condição moral em relação ao acúmulo de propriedades intelectuais e porque a única coisa certa que os governantes de um reino mágico podem fazer, é devolvê-las aos seus proprietários originais.

    Disney+

    O novo filme de animação da Disney questiona seu próprio poder

    A protagonista de Wish, Asha (Ariana DeBose), aspira ser a nova aprendiz do Rei Magnífico (Chris Pine), mas quase imediatamente descobre que ele não é um governante benevolente. Na realidade, está executando uma fraude. Ele adquire as ideias e sonhos dos seus cidadãos e não tem intenção de permitir que a maioria deles se beneficie da transação. Apenas um pequeno número de pessoas deste reino veem os seus sonhos se tornando realidade e, mesmo nesses casos, os sonhos são corrompidos para apoiar o regime do Grande Rei.

    Como o resto dos cidadãos não possui mais os seus sonhos pessoais, eles não podem persegui-los por si próprios. Eles vivem vidas ocas e vazias, porque suas fantasias foram compradas por um tirano que se preocupa mais com aquisições do que com as pessoas reais. Ao longo de Wish, Asha se une a uma estrela mágica dos desejos para revelar o plano do Rei Magnífico e iniciar uma rebelião. Talvez a única forma de impedi-lo, seja redistribuir cada peça de propriedade intelectual aos seus verdadeiros e originais criadores.

    Disney+

    Não importa quão nobres fossem as intenções de Disney quando ele iniciou a empresa, Wish, dirigido por Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, argumenta que a Disney se tornou corrupta, e que as pessoas que atualmente dirigem a empresa podem não ser as pessoas certas para salvá-la. Nesse sentido, Wish não é o primeiro filme da Disney explicitamente anti-Disney ou, pelo menos, autocrítico de sua própria condição.

    A versão de Dumbo de Tim Burton é estrelada por Michael Keaton como o proprietário do parque de diversões chamado Dreamland. Ele comprou talentos de grandes artistas e até o próprio elefante voador Dumbo, mas o filme só termina feliz quando os trabalhadores da Dreamland se rebelam contra o patrão. Burton confirmou mais tarde que, em relação a esse filme, "eu era o próprio Dumbo" e o filme é "bastante autobiográfico em algum nível" (Via: SensaCine México).

    Wish - O Poder dos Desejos chega aos cinemas em 4 de janeiro.

    Wish - O Poder dos Desejos
    Wish - O Poder dos Desejos
    Data de lançamento 4 de janeiro de 2024 | 1h 42min
    Criador(es): Chris Buck, Fawn Veerasunthorn
    Com Ariana DeBose, Chris Pine, Chris Pine
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora no Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top