Dois dos maiores cineastas em atividade, Steven Spielberg e Martin Scorsese, sentaram-se para uma palestra pós-exibição de Assassinos da Lua das Flores para o sindicato dos diretores. The Playlist recapitulou a noite com esses dois gigantes do cinema no palco, desde o teste de Lily Gladstone no Zoom com Leonardo DiCaprio até como as reuniões iniciais de Scorsese com a Nação Osage mudaram sua perspectiva sobre o projeto.
Dois professores, cara a cara
O diretor de Taxi Driver não precisa de coroação, mas elogios de um grande cinema como Spielberg são importantes. E embora tenha levado anos e uma obra-prima ocasional, Scorsese os aceitou com humildade. Além disso, os elogios serão bons para o Oscar, mas a estatueta nem é o mais importante quando Spielberg termina a noite dizendo ao velho amigo:
"Você é o mestre do nosso ramo e esta é a sua obra-prima."
Francis Ford Coppola chamou-o recentemente de "o maior realizador vivo" e é algo de que Steven Spielberg também está bem consciente, como revelou numa entrevista ao American Film Institute, onde disse que os seus paralelos cinematográficos se encontram com nomes como Victor Fleming e Michael Curtiz em vez dos visionários Martin Scorsese e Orson Welles.
“Existe um cineasta como Orson Welles que só conseguiu fazer um filme de Orson Welles, isso foi tudo o que conseguiu fazer. Sempre invejei cineastas como Scorsese, que fazem filmes de Scorsese por excelência. Nunca senti que tinha um estilo, sempre senti que não tinha estilo. Que eu era um contador de histórias muito bom, poderia contar uma história bem estilizada do jeito que o roteirista contava e adaptaria mais o estilo dele na forma como contaria a história, serviria ao roteirista e seria um bom narrador. "
Spielberg também mencionou que se John Ford e John Wayne fizeram 14 filmes juntos, Scorsese e Robert De Niro, que colaboraram em 11 filmes, teriam que colaborar em mais 3 para empatar esse recorde, implicando uma comparação direta entre os dois diretores.
“É incrível ver Bobby D e Leo D juntos neste filme. Mas esta é sua sexta colaboração com Leo. E você fez 11 com Bobby, e faltam apenas três filmes para empatar o recorde com John Ford, que dirigiu John Wayne 14 vezes. Então você não pode desistir ainda com Bobby.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!