Seja você fã de fantasia ou não, há um filme imperdível. Mais de 7 mil usuários do AdoroCinema determinaram que um dos cinco melhores filmes do gênero é O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e não temos nada a que nos opor. Concordamos 100%.
A primeira parcela desta franquia milionária é o entretenimento perfeito para assistir em família. A produção comandada por Peter Jackson era uma tarefa pendente para o diretor há muito tempo, cuja adaptação começou a ser trabalhada em 1997 e, com sua equipe de efeitos especiais e designers, começou a dar a forma mais realista possível a este épico fantástico.
A tarefa não foi fácil. Embora a história de Tolkien nos pareça um sucesso garantido agora, naquela época nenhum estúdio confiava nela. A roteirista Fran Walsh lembrou, em uma reunião em 2012, que a Disney lhes disse diretamente: "Filmes de fantasia não rendem dinheiro".
A missão do cineasta era lutar para que entendessem a mitologia cuidadosa do romance, mas não foi o único empecilho no caminho. Assim que chamaram a atenção da Miramax, o estúdio os obrigou a reduzir a adaptação a um único filme, algo que consideraram impossível. Harvey Weinstein, que estava no comando, os ameaçou dizendo ter outros diretores esperando para dirigir o projeto, mas Jackson e o empresário de Walsh conseguiram mediar.
Nosso gerente negociou um prazo de quatro semanas no qual disse a Harvey: 'Você tem que dar uma chance a Peter e Fran. Eles estão trabalhando nisso há muito tempo'. Harvey nos deu quatro semanas para fazer isso, e, então, ele desistiria e seria o nosso fim.
Como lembra Jackson em uma reportagem do IndieWire, foram quatro semanas frenéticas em que eles contataram todos os estúdios que puderam para se separarem da Miramax e obterem o financiamento necessário. Após diversas rejeições, a New Line e a Polygram se interessaram, mas esta última estava fechando as portas.
Quando se encontraram com Bob Shaye, chefe da New Line, perceberam que aquele era o lugar perfeito para o projeto. "Ele olhou para o material e disse: 'O que não entendo é por que você quer fazer dois filmes'. E pensamos: 'Ah,, aqui vamos nós. Ele vai tentar nos forçar a fazer um filme agora. A mesma história'. Mas a próxima coisa que ele disse foi: 'Por que você faria dois filmes quando há três livros? Por que você não faria três filmes?' E foi assim que ele assumiu o projeto", lembra Jackson.
O longa-metragem está disponível no catálogo da HBO Max.
![O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/medias/nmedia/18/92/91/32/20224832.jpg)
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!