Resistência, filme de ficção científica dirigido por Gareth Edwards, foi uma das surpresas de 2023. O diretor havia surpreendido a todos com Monstros em 2010 e, alguns anos depois, estava no comando de Rogue One, primeiro spin-off de Star Wars. Recentemente, ele retornou às telonas com uma proposta espetacular que não existiria sem a influência de Steven Spielberg.
O longa-metragem se passa em um futuro em que os homens há muito usam a Inteligência Artificial para ajudá-los em suas tarefas mais cotidianas. Todas as famílias têm um androide, até que uma bomba destrói grande parte da cidade de Los Angeles.
Os humanos atribuem esta tragédia aos robôs, e, por isso, as autoridades proíbem qualquer tipo de androide. Só existe um lugar no planeta que continua a utilizá-los: a Nova Ásia. Sua relutância em se livrar deles causa uma guerra mundial.
![](https://br.web.img2.acsta.net/img/39/4a/394a1edafd0b7e383dbb60498854a1cf.jpg)
Gareth Edwards arriscou-se em contar algo novo e original — aspecto que, desde o princípio, é apreciado neste mundo repleto de franquias. O diretor sonhava há muito tempo em retratar uma guerra entre robôs e humanos na Terra.
"Eu estava [no Vietnã] e vi tudo, não pude evitar, você vê a guerra e as cenas clássicas do cinema. E como eu também queria fazer um filme de robô, comecei a imaginar as pessoas como robôs… Você imagina as batalhas, mas com robôs e isso foi algo visual que me deixou muito entusiasmado", disse Edwards em entrevista ao SensaCine.
A OBRA-PRIMA DE SPIELBERG QUE O INSPIROU
Parte da linguagem cinematográfica de Resistência veio de E.T. - O Extraterrestre. Segundo o diretor relatou em entrevista coletiva compartilhada pelo site MoviePilot, E.T. é um dos filmes que mais o afetou emocionalmente. Era justamente essa a reação que ele queria provocar nos telespectadores.
"O filme que provavelmente mais me impressionou quando eu era criança foi E.T. - O Extraterrestre, Naquela época, tudo que eu queria ver era um alienígena, uma nave espacial e bicicletas BMX", confessou.
"Esse é o objetivo de todo filme que você faz. Não digo isso em voz alta, porque você pode falhar. Mas, se você não consegue fazer as pessoas chorarem, você não está usando o poder do cinema. Esse é sempre o objetivo secreto quando você escreve um filme: você quer que ele emocione as pessoas".
![Resistência](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/23/09/22/20/31/3866636.jpg)
Resistência está disponível no catálogo do Star+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!