No dia 21 de dezembro, Aquaman 2: O Reino Perdido estreia nos cinemas e... acabou. A velha era do Universo DC, aquela que Zack Snyder começou com Homem de Aço em 2013, está chegando ao fim. A sequência de Arthur Curry, personagem interpretado por Jason Momoa, marca o início de um período de seca cinematográfica. Em 2024 não haverá novos títulos da franquia. E essa, precisamente, é a arma secreta da DC para superar as últimas adversidades enfrentadas.
O Universo DC está em crise desde Mulher-Maravilha 1984. Desde então, a franquia não conseguiu agradar tanto fãs quanto críticos e, além disso, o público já se cansou dos filmes de super-heróis. A nova era do Universo DC liderada por James Gunn e Peter Safran tem que enfrentar esse panorama. Depois de um período repleto de polêmicas com seus principais atores e filmes que não deram certo nas bilheterias, o melhor que pode acontecer à franquia é um período de seca. Isso ameniza um pouco a situação e os fãs podem abraçar a nova etapa com mais entusiasmo.
Gunn pensa o mesmo. O diretor, que será responsável por iniciar a nova era, intitulada Capítulo Um: Deuses e Monstros, com Superman: Legacy em 2025, respondeu a um fã do Threads temeroso que a falta de conteúdo em 2024 “mate a marca". “Acho que é bom para nós e para a reinicialização”, respondeu Gunn.
Claro, o diretor se refere ao que é o Universo DC puro. Ou seja, aquele composto pelas histórias interligadas de super-heróis. Aqueles títulos de personagens de quadrinhos que funcionam fora dessa linha do tempo não entram em jogo aqui. Neste último grupo está Coringa 2: Folie Á Deux, sequência de Coringa, que chega aos cinemas em 2024.
Aquaman 2: O Reino Perdido, filme dirigido por James Wan, é o toque final da era de Snyder. Momoa sabe que a sequência é provavelmente sua última vez como Arthur Curry. “Não quero que seja o fim… mas não acho que haja outra opção”, disse o ator ao ET, acrescentando que Gunn e Safran querem “começar algo novo”. “A verdade é que se as pessoas adoram, então existe uma possibilidade. Mas agora penso: ‘Não parece bom'”, acrescenta sobre seu possível retorno no futuro como o super-herói.
O primeiro filme solo sobre Arthur Curry arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo. Foi um sucesso. Porém, isso não significa que sua sequência terá os mesmos resultados. Capitã Marvel ultrapassou um bilhão de dólares, mas sua sequência As Marvels foi a pior estreia do Universo Cinematográfico Marvel com cerca de 203 milhões de dólares arrecadados em todo o mundo.
Aconteça o que acontecer com Aquaman 2, Gunn e Safran já estão trabalhando em seu Universo DC. Superman: Legacy, escrito e dirigido pelo próprio Gunn, já é uma declaração de intenções e a confirmação do que o cineasta está planejando. Henry Cavill e Amy Adams ficaram de fora como Clark Kent/Superman e Lois Lane e esses personagens serão interpretados por David Corenswet e Rachel Brosnahan. Se tudo correr bem, o filme chegará aos cinemas em novembro de 2025 e com ele poderemos adivinhar que tipo de universo Gunn deseja construir.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!