Os anos 1980 foram uma época estranha: brilhante, colorida e moderna. Foi um período de grandes filmes cults que convidavam o espectador a sonhar e a suprimir as incertezas políticas da época no cinema: Indiana Jones, E.T. O Extraterrestre e Dirty Dancing - Ritmo Quente empolgaram o público em massa.
E havia também os filmes de fantasia que, do ponto de vista atual, são bem característicos da década: A História Sem Fim, Labirinto - A Magia do Tempo, com David Bowie no elenco, ou A Lenda, do diretor Ridley Scott, que havia comemorado seu grande sucesso apenas alguns anos antes com Alien, o Oitavo Passageiro e Blade Runner - O Caçador de Androides.
Entretanto, A Lenda não é um sucesso tão grande quanto os dois filmes anteriores de Scott e não foi bem recebido pela crítica na época. No entanto, hoje é um grande filme cult de fantasia – vale a pena vê-lo não apenas por causa do jovem Tom Cruise em um de seus primeiros papéis, mas, acima de tudo, por causa do cenário adorável, da maquiagem indicada ao Oscar e de sua estética sombria e de conto de fadas, que é encantadora sem qualquer CGI.
Qual é a história de A Lenda?
Jack (Tom Cruise) é um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili (Mia Sara) para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas (Tim Curry), um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial.
Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os goblins, a seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fada e dois anões, irá para tentar salvar sua amada.
Como um conto de fadas clássico, A Lenda segue narrativas consagradas pelo tempo: trevas versus luz, bem versus mal, mundo subterrâneo versus mundo superior – e o amor no meio. Nem o enredo nem o desfecho da história são particularmente surpreendentes, mas isso não é tão importante porque o filme leva você a um mundo mágico de contos de fadas com trolls, fadas, bolhas de sabão e purpurina, onde você rapidamente perdoa parte da extensão ou da previsibilidade.
Não importa nem mesmo que o grandioso Tim Curry (The Rocky Horror Picture Show), vestido como o Príncipe das Trevas, lembre uma pimenta em alguns momentos. Porque mesmo no submundo, é a atenção aos detalhes que acaba sendo convincente.
O cenário luxuoso, os trajes cuidadosamente feitos à mão dos trolls e das criaturas de contos de fadas, e o jogo de luz e sombra criam uma atmosfera que supera em muito o encanto dos mundos de contos de fadas carregados de efeitos do cinema contemporâneo.
A Lenda atualmente está disponível no catálogo do Star+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!