Bons atores não deixam transparecer. Pelo menos é assim que até mesmo as melhores atuações são, ocasionalmente, o resultado de uma filmagem caótica. Um exemplo famoso pode ser visto agora no serviço por assinatura MGM, canal Prime Video: em Da Terra Nascem os Homens, o diretor William Wyler levou seus astros Gregory Peck (O Sol é para Todos) e Jean Simmons (Spartacus) ao limite, fazendo com que eles deixassem o set e ficassem perturbados por anos.
Destaque do gênero que foi um pesadelo completo para filmar
Da Terra Nascem os Homens gira em torno do ex-capitão James McKay (Peck), que viaja para o Velho Oeste para se casar com sua noiva Patricia (Carroll Baker). O pai dela (Charles Bickford) está envolvido em uma disputa acirrada com seu rival (Burl Ives). Quando McKay tenta pacificar o conflito, ele se vê na linha de fogo.
Para um filme com um herói de mentalidade pacifista, os relatos do tiroteio parecem experiências de uma guerra. A tendência de Wyler de exigir de seus atores inúmeras tomadas de cena sem explicação esgotou as estrelas. Como explica o Express, Simmons só conseguiu falar sobre o trauma das filmagens cerca de 20 anos depois. Seu desempenho foi extremamente dificultado pelas constantes reescritas do roteiro.
Gregory Peck deixou o set de filmagem nesse meio tempo, enquanto Wyler disse à imprensa que não trabalharia com o ator novamente "nem por um milhão de dólares". 65 anos depois, o faroeste é considerado uma obra-prima. A Empire o classificou entre os 500 melhores filmes de todos os tempos.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!