2023 foi o ano em que a palavra "fracasso" esteve bastante presente na conversa cinematográfica. Os números de bilheteria de algumas das grandes apostas dos grandes estúdios ficaram abaixo das expectativas em diversos níveis, o que não necessariamente reflete na qualidade destas produção – muitos casos que nem sabemos os motivos.
Um desses últimos casos foi o de Resistência, o novo e ambicioso filme de Gareth Edwards, que chegou até nós sete anos depois de sua experiência com o universo Star Wars no spin-off Rogue One. O que diferencia este projeto de outros fracassos de bilheteria é que, quase milagrosamente, custou apenas 80 milhões de dólares.
Abraçando e adaptando o modelo de produção que Gareth Edwards já utilizou em sua interessantíssima estreia Monstros e seguindo os cânones dos blockbusters de estúdio, o diretor moldou um épico no tom da ficção científica com a inteligência artificial como núcleo narrativo que nos deu um dos filmes mais exclusivos e impressionantes da temporada. Infelizmente, o filme estrelado por John David Washington foi lançado nos cinemas e mal ultrapassou a barreira dos 100 milhões de bilheteria mundial.
"O Oppenheimer da Inteligência Artificial": É disso que se trata a nova ficção científica do criador de Rogue OneResistência é um filme de drama e ficção científica que se passa em um futuro distante, em meio a um planeta tomado por uma intensa guerra entre seres humanos e inteligência artificial. O ex-agente Joshua (John David Washington) é recrutado para localizar e matar o Criador - um misterioso arquiteto responsável por desenvolver uma arma capaz de acabar com o confronto e com toda a humanidade. Joshua e sua equipe partem, então, para um território sombrio ocupado pela IA, mas acabam fazendo uma descoberta chocante: a arma que devem destruir é, na verdade, uma inteligência artificial em forma de criança.
Se você ainda não teve a chance de assistir Resistência nas salas de cinema ou decidiu esperar para poder curtir no conforto da sua casa, trago uma boa notícia, pois foi confirmado que o filme chega exclusivamente ao Star+ em 20 de dezembro. Um presente de Gareth Edwards com uma das propostas técnicas, criativas e logísticas mais especiais da ficção cientifica nos últimos anos. E você poderá conferir sem sair do sofá.