Em 1988, Paul Verhoeven causou uma sensação com Robocop, uma pequena maravilha de ficção científica que conta a história de uma arma infalível. Essa arma é um policial eletrônico feito de carne e aço, metade homem, metade robô, cuja missão é proteger a tranquilidade da cidade de Detroit, assolada pelo crime e pela corrupção. Um ciborgue com alma...
Cerca de um quarto de século depois, José Padilha (Tropa de Elite, série Narcos) assumiu o desafio de refazer esse clássico. Sua versão de 2014 de Robocop, em que Joel Kinnaman assume o lugar de Peter Weller no papel do famoso policial, não é isenta de falhas, mas prova ser totalmente honesta, dada a dificuldade de honrar um filme tão prestigiado.
José Padilha foi claro sobre a direção que estava tomando com seu Robocop: era um afastamento completo do filme de Paul Verhoeven, conhecido por suas reflexões sobre a segurança paranoica de um país e seus visuais ultraviolentos.
Em sua versão, o cineasta brasileiro examina a maneira pela qual um ser humano deve tentar permanecer ele mesmo diante de sua nova condição de máquina.
"Fazer esse filme é uma grande responsabilidade. Especialmente em um mundo onde há muitas refilmagens sendo feitas por razões econômicas cínicas", diz Joel Kinnaman, que interpreta o policial ciborgue. "Mas ter José Padilha como diretor tirou esses medos."
"O maior tributo que você pode prestar ao Robocop de Paul Verhoeven é reconhecer que é um filme muito inteligente e tentar fazer algo inteligente por trás disso, não apenas replicar fórmulas antigas", continua o ator.
"Então, mantivemos algumas coisas do original para agradar aos fãs, mas tentamos não fazer um remake".
Se você é fã do design do Robocop dos anos 80, esqueça! O visual de 2014 do policial meio-homem, meio-robô é de fato muito diferente. A armadura prateada se foi e, em seu lugar, há um traje mais escuro, que lembra o Batman de Christopher Nolan.
A versão de 2014 de Robocop está disponível para streaming no canal MGM, no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!