Escalado para Morrer é o quarto filme solo de Clint Eastwood, depois de Perversa Paixão (1971), O Estranho Sem Nome e Interlúdio de Amor (1973). Inicialmente, o cineasta não se sentia capaz de dirigir o filme e queria que seu amigo Don Siegel assumisse a direção. Após uma longa discussão com Siegel e a recusa deste, Clint finalmente concordou em supervisionar o projeto.
O ex-agente do governo Jonathan Hemlock (Eastwood) tornou-se professor de arte. Às vezes, ele atua como assassino de aluguel e logo é contatado para uma nova missão: encontrar um assassino profissional que está mancando e pretende escalar o cume do Eiger na Suíça. Inicialmente relutante, Hemlock é persuadido, pois receberá como pagamento um quadro de Pissarro que ele deseja há muito tempo e, se persistir, será denunciado às autoridades fiscais.
O enredo de Escalado para Morrer é improvável - um assassino/colecionador e professor de arte apaixonado por montanhismo retorna ao trabalho para assassinar um assassino que também é um entusiasta do montanhismo - mas é mais lembrado por suas impressionantes cenas de escalada.
Contra o conselho dos profissionais do set, Clint Eastwood se recusou a ser dublado nas cenas de escalada, que ele mesmo decidiu fazer, embora o cume do Eiger, onde ocorre o clímax do filme, tenha quase 4 mil metros de altura! Apesar do treinamento intensivo, o ator não conseguiu escalá-lo de fato, pois o Eiger é considerado uma das escaladas mais mortais do mundo.
Portanto, a equipe foi transportada de helicóptero a 3.650 metros de altura e depois desceu de rapel para chegar às áreas necessárias para as filmagens. Eastwood, por outro lado, escalou o Totem Pole do Monument Valley (1.713 metros) no meio do filme. Como o local é altamente protegido, a equipe de Escalado para Morrer foi a última a ter permissão para filmar lá.
FILMAGEM EM LUTO
Após dois dias de filmagem, o alpinista escocês David Knowles, de 26 anos, morreu em uma queda de rocha do Eiger, e Mike Hoover, o alpinista encarregado de acompanhar as várias escaladas com uma câmera, também se feriu no incidente e teve de interromper o trabalho por 10 dias.
Após esse trágico acidente, Eastwood pensou em cancelar as filmagens, mas foi a equipe de alpinistas sobreviventes que o incentivou a continuar. Em homenagem ao trabalho perigoso que Knowles já havia feito, o diretor concordou e continuou as gravações.
Escalado para Morrer, de 1975 está disponível para streaming no serviço Looke.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!