Uma nova série Star Wars é lançada no Disney+ recorrentemente, e a trilogia que começou em 2015 logo foi acompanhada por spin-offs nos cinemas, como Han Solo: Uma História Star Wars ou Rogue One: Uma História Star Wars. Mesmo com a popularidade atual, para a maioria dos fãs nada se compara à trilogia original que começou em 1977.
Os três filmes não foram apenas o ponto de partida para uma das maiores franquias de ficção científica de todos os tempos, mas também estabeleceram padrões completamente novos para o cinema de blockbuster e não perderam nada de sua magia até hoje – muito por personagens queridos como Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia (Carrie Fisher) e, claro, Luke Skywalker, papel que marcou a carreira de Mark Hamill.
Luke Skywalker é o personagem principal da trilogia original: Inicialmente uma pessoa comum, depois treina para se tornar um Mestre Jedi com papel fundamental na guerra civil galáctica. Mas mesmo que seja habilidoso com sabre de luz, Luke está longe de usar violência de forma gratuita e exagerada – e é por isso que Mark Hamill ainda se ofende por uma certa cena de O Império Contra-Ataca, a parte intermediária da trilogia.
Darth Vader nunca disse “Luke, eu sou seu pai” em Star Wars: A memória que marcou uma geração é falsaEsta cena de Star Wars irrita Mark Hamill até hoje
Em uma cena, Luke precisa se libertar das garras da criatura da neve Wampa, que o mantém prisioneiro em sua caverna. Para isso, ele recorre a medidas drásticas: Corta um dos braços do Wampa com o sabre de luz e consegue escapar, Mark Hamill não tinha ideia do que estava fazendo – foi só no final do filme que ele viu o que realmente havia feito com a criatura de gelo.
Em 2017, o ator deixou claro em uma publicação no X que essa cena de Star Wars ainda o irrita até hoje: "Fiquei horrorizado ao ver mais tarde a amputação e a crueldade desnecessária – o Wampa estava apenas com fome (não raiva) –Luke nunca faria isso!".
A maioria dos fãs zombou da sensibilidade de Hamill – afinal, o Wampa é uma criatura puramente fictícia – mas também houve comentários positivos: "Adoro como você se levanta contra a crueldade contra os animais, mesmo a crueldade dos animais imaginários", escreve um fã. "Admiro muitas coisas em você, mas a minha favorita é o seu coração".