Com seu último lançamento, o Universo Cinematográfico da Marvel atingiu seu ponto mais baixo de todos os tempos. As Marvels, filme que marcou o retorno de Brie Larson como Carol Danvers/Capitã Marvel, é a pior abertura da história da franquia. Mas o que aconteceu com o filme dirigido por Nia DaCosta foi a crônica de uma morte anunciada: o MCU está em declínio desde sua Fase 4.
Essa nova etapa da franquia, conhecida como a Saga do Multiverso, não está despertando muito entusiasmo e interesse entre os fãs. Um panorama bem diferente do que aconteceu com o capítulo batizado de Saga do Infinito – aquele que vai de Homem de Ferro a Homem-Aranha: Longe de Casa, título que encerrou a Fase 3 depois de Vingadores: Ultimato –, já que cada novo filme era sinônimo de sucesso garantido nas bilheterias.
Agora, a Marvel Studios tem dois outros projetos no horizonte com os Vingadores no título: A Dinastia Kang e Guerras Secretas. Antes de chegar lá, a primeira coisa a fazer, após a despedida de seus personagens mais veteranos, é criar um novo grupo de super-heróis. É aí que está a arma secreta do estúdio para o sucesso. E ela está bem debaixo de seu nariz.
O vínculo com os personagens
Não se trata de gastar milhões em filmes, mas sim de o público restabelecer um forte vínculo com os novos personagens, o mesmo vínculo que tinha com Thor (Chris Hemsworth), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo), Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).
É exatamente nesse ponto que o MCU está falhando, e uma de suas protagonistas sabe disso. Iman Vellani, responsável por dar vida a Kamala Khan na série Ms. Marvel e no filme As Marvels, acertou em cheio.
“Não sei se o objetivo é torná-lo cada vez maior e maior. Porque, então, o que resta?”, ela responde para o The Direct ao ser questionada sobre como fazer com que os futuros filmes dos Vingadores recuperem o “hype” de Ultimato. E ela continua:
Acho que se trata de fazer com que o público se preocupe com esses personagens. E eu acho que eles estabeleceram tantos personagens maravilhosos na última fase do MCU que seria ótimo vê-los todos novamente e vê-los formar uma equipe.
A mudança de gerações não está indo bem para a Marvel. Apenas alguns personagens parecem ter se conectado com o público. Para citar alguns: Kate Bishop (Hailee Steinfeld) e Yelena Belova (Florence Pugh). Kamala Khan também não está se saindo mal.
Outro problema com o MCU atual é o número de títulos que estão sendo lançados. Com o advento do Disney+, a Marvel Studios teve que entrar na onda das séries e, com tantos personagens e enredos, o público está ficando cansado. Por que os espectadores iriam ver As Marvels no cinema se nunca viram Ms. Marvel?
Depois de As Marvels, o próximo capítulo do estúdio nos cinemas é Deadpool 3. Embora tenhamos que esperar para ver o que acontece, parece que esse novo capítulo sobre o mercenário desbocado interpretado por Ryan Reynolds tem tudo para dar certo. Não apenas porque o personagem é muito apreciado pelo público, mas também porque marca o retorno de Hugh Jackman como Wolverine após sete anos de sua despedida. O filme está previsto para ser lançado em 2024.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!