Há alguns dias, David Fincher virou as redes sociais de cabeça para baixo e abriu um forte debate entre a comunidade cinéfila com algumas declarações que apoiavam fortemente o streaming e nas quais afirmava que “a Netflix é o futuro do cinema” e que os cinemas são lugares “úmidos, fedorentos e gordurosos”. Algo completamente normal se levarmos em conta que ele está na folha de pagamento da Neflix, onde acaba de lançar O Assassino.
O mal do streaming
Mas, claro, há sempre o outro lado da moeda, e nesta ocasião foi personificado por Christopher Nolan que lançou ums importante crítica nas plataformas por ocasião do lançamento nacional do seu fantástico Oppenheimer, durante uma exibição do filme em Los Angeles, em 13 de novembro.
Durante o evento, o cineasta falou sobre o esforço feito para criar uma edição em Blu-ray do filme estrelado por Cillian Murphy, que seja o mais impecável possível e que transfira para o formato físico as qualidades de imagem e som que pudemos ver na telona. E explicou por que é melhor comprar uma mídia física do que enfrentar as “plataformas de streaming do mal” e seus jogos com o catálogo.
Obviamente, 'Oppenheimer' tem sido uma grande jornada para nós e agora é hora de lançar uma versão nacional do filme. Tenho trabalhado nisso há meses. Sou conhecido por meu amor pelo cinema e eu coloquei todo o meu esforço nisso, mas a verdade é que a forma como o filme chega ao alvo é igualmente importante. O Cavaleiro das Trevas foi um dos primeiros filmes que formatamos especialmente para lançamento em Blu-ray, porque era um novo meio na época. No caso de Oppenheimer, colocamos muito cuidado e atenção na versão Blu-ray [...] e tentamos traduzir a cinematografia e o som, trazer isso para o mundo digital com uma versão que você pode comprar e colocar em uma prateleira para que nenhuma plataforma de streaming maligna possa vir e roubá-lo de você.
A verdade é que, reconhecendo as vantagens que o streaming nos trouxe, especialmente em termos de produção e visibilidade de títulos que, de outra forma, talvez nunca teríamos visto, Nolan tem toda a razão. A volatilidade dos catálogos da Netflix, Amazon e companhia é, provavelmente, o pior inimigo de quem gosta do cinema que pode sempre contar com a sua estante imperecível.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!