Uma das maiores franquias de filmes da última década foi Jogos Vorazes, que adaptou os populares romances de Suzanne Collins para o cinema. A saga parecia completamente encerrada, mas a escritora lançou em 2020 a prequela A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Obviamente, a Lionsgate viu uma oportunidade de ouro para levá-la às telonas e agora aproveitamos seu lançamento para rankear todos os filmes de Jogos Vorazes do pior para o melhor.
5º. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014)
Direção: Francis Lawrence. Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Stanley Tucci e Donald Sutherland.
O mais fraco dos quatro filmes estrelados por Jennifer Lawrence é justamente aquele em que a estrutura narrativa dos livros muda. Aqui não temos arenas ou jogos, mas sim um componente político mais forte, focado nas rebeliões dos distritos e na resposta ofensiva por parte da Capital.
Contudo, o fato de dividir o terceiro livro em dois filmes leva a pouca ação e, ao mesmo tempo, parece uma espécie de prólogo sem muita importância, já que as coisas realmente grandes são guardadas para a Parte 2.
4º. Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023)
Direção: Francis Lawrence. Elenco: Tom Blyth, Rachel Zegler, Josh Andrés Rivera, Hunter Schafer, Jason Schwartzman, Peter Dinklage e Viola Davis.
Protagonizado por Tom Blyth e Rachel Zegler, aqui temos o oposto: um livro relativamente grande adaptado em apenas um longa-metragem – embora seja o filme mais extenso de toda a franquia, com 2 horas e 45 minutos de duração. Apesar de ser bastante fiel ao romance, tanto em suas sequências quanto na caracterização dos personagens, a impressão que fica é que tudo é contado de maneira apressada. Ainda assim, é uma ótima prequela para os fãs de Jogos Vorazes.
3º. Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015)
Direção: Francis Lawrence. Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman.
Uma clara melhoria em relação à Parte 1, pois recupera parte do impulso perdido e se beneficia claramente de seu status como o final que uma trilogia merece. Aqui, o desfecho da guerra contra a Capital e o presidente Snow deixa um clima de tensão permanente e as cenas são de tirar o fôlego. É verdade que Jennifer Lawrence brilha menos do que nas duas primeiras partes, mas é um encerramento satisfatório.
2º. Jogos Vorazes (2012)
Direção: Gary Ross. Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci e Donald Sutherland.
É o filme que apresenta todo este universo distópico aos espectadores, e traz Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson como ótimas escolhas para os papéis de Katniss Everdeen e Peeta Mellark. A história de Collins é ótima, mas, em relação à adaptação cinematográfica, deixa muito a desejar em relação ao livro. Em alguns aspectos, é perceptível que faltou orçamento para boas cenas de ação e efeitos visuais, mas Gary Ross consegue criar um espetáculo convincente e divertido quando chega a hora.
1º. Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)
Direção: Francis Lawrence. Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Sam Claflin, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Philip Seymour Hoffman, Jena Malone, Jeffrey Wright, Stanley Tucci e Donald Sutherland.
Usando uma mecânica semelhante à do primeiro filme, Em Chamas constrói um filme superior em todas as frentes, provando que a indicação de Francis Lawrence para substituir Gary Ross atrás das câmeras foi uma decisão acertada. Mais intensa e ambiciosa, eliminando alguns dos pontos fracos do livro original e com várias adições notáveis ao elenco, a franquia atingiu seu auge com um filme em que oferece o melhor de si.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!