Assim como inúmeras crianças brasileiras, tive os gibis da Turma da Mônica como parte essencial da minha alfabetização. Não apenas no letramento, mas estes personagens que viviam e tumultuavam o bairro do Limoeiro sempre estiveram comigo durante toda a minha infância.
Através das páginas de Mauricio de Sousa, reforcei o meu amor pela cultura pop, por um estilo de comédia que só essas tirinhas têm e descobri que poderia me expressar - e talvez até trabalhar, rs - com a escrita. Por isso foi com grande entusiasmo que recebi o convite para realizar uma visita ao set de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo representando o AdoroCinema.
No início do outono, em meados de abril, visitei o espaço onde aconteceriam algumas das gravações do filme dirigido por Maurício Eça, no Palácio dos Cedros, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo. Ao entrar no espaço, logo percebi a sua grandiosidade e o reconheci por algumas outras produções.
Para produção da MSP, aquele local se transformou no Museu do Limoeiro, onde acontecerão as principais aventuras desta nova incursão cinematográfica. O majestoso edifício ganhou uma iluminação especial para as filmagens, bem como algumas mudanças na estrutura. A fim de transformá-lo no prédio visto diversas vezes nas HQs, alguns adereços foram inseridos aqui e ali.
"Não é para crianças": Nova série da Turma da Mônica promete história assustadora e mergulho profundo em ficção científicaApós conversar com a assessoria, fui levado a um espaço atrás das câmeras onde fiquei com alguns profissionais do projeto para assistir uma breve cena do filme. É um daqueles momentos da sua vida em que você pensa ‘Caramba, eu realmente estou aqui?’. A sensação é curiosa, porque até aquele momento não tinha me tocado que estava, de fato, em um set de filmagem pela primeira vez.
Durante os poucos segundos dessa breve reflexão, ouço o diretor conversando com os atores e o restante da equipe para retomar a gravação. Depois da ‘ação!’, Sophia Valverde já caracterizada como Mônica surge na telinha à frente do cineasta, no qual há um destaque para uma espécie de bracelete da personagem. Ao seu redor, observei diversas referências ao universo dos quadrinhos, como a reprodução de quadros famosos com alguns personagens.
A sequência em questão parece ter relação com um momento emblemático do vindouro filme, em que a protagonista parece ter discutido com Cascão (Théo Salomão) e Cebola (Xande Valois). Inclusive, parte deste trecho está no trailer divulgado pela Imagem Filmes. Enquanto os holofotes estavam voltados para a adolescente, ela deixa a tela aparentemente furiosa e esbarra em um fóssil de dinossauro de forma milimétrica - aqui, vamos evitar spoilers!
Turma da Mônica: MSP planeja 13 filmes e séries, mas quer distância do modelo Marvel; fãs protestamNo período da tarde, próximo das 17h30, entrevistei parte do elenco e o diretor, conteúdos que serão explorados aqui no site e nas redes sociais ao longo dos próximos dias. No entanto, para dar uma ‘palinha’ dos papos, deixo abaixo um trecho da conversa com o Maurício Eça, no qual ele aponta o que esperar do primeiro longa live-action da Turma da Mônica Jovem:
“Eles estão em um novo momento de vida, mas tentam manter o que viveram e o que conquistaram nestes anos todos de amizade entre eles. Reflexos do Medo representa um pouco disso: esse medo de crescer, de mudar, de perdas e outras coisas que o filme vai trazer. Teremos algumas metáforas e questões muito sérias que serão discutidas até em relação à identidade ou a perda dela…”, explicou o cineasta antes de dar uma risada e dizer “não posso dar muitos spoilers”.
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo chega aos cinemas em 18 de janeiro de 2024.