Em grande medida, todos os filmes de Steven Soderbergh envolvem assaltos ou são contados como se os protagonistas fossem realizar um assalto. Alguns de seus filmes falam de pessoas realizando processos como se estivessem passando por etapas de um roubo elaborado, e geralmente há um componente econômico que é exemplificado por meio de divisões hierárquicas ou de classe.
Claro, também tem filmes que são mais diretos, e muito divertidos. A sua capacidade cinematográfica é exemplar, dominando plenamente os meandros deste tipo de entretenimento, como em Logan Lucky - Roubo em Família.
A má sorte acabou
Channing Tatum, Adam Driver e Daniel Craig formam um trio fabuloso, em um filme de assalto que tem sido amplamente discutido como um Onze Homens e Um Segredo rural. A obra tem substância suficiente para se destacar e vale muito a pena ver, apesar de ter fracassado na época.
Jimmy Logan é um pai divorciado que acabou de perder o emprego na construção, sua irmã é cabeleireira e seu irmão Clyde trabalha em um pequeno bar depois de perder um braço durante a guerra do Iraque. Muitos zombam do azar daquela família, mas aproveitando que uma das corridas de automóveis mais importantes e lucrativas do mundo será realizada nas proximidades, levarão um grande golpe que mudará sua sorte. Eles contarão com isso com um ladrão bizarro que está na prisão.
O filme apresenta um humor bastante alegre e amigável, por vezes absurdo, mas nunca pesando na situação econômica ou na inteligência dos seus protagonistas. Qualquer outro filme teria focado nesta família como caipiras que precisam subverter sua situação, mas Soderbergh os retrata como pessoas capazes que só precisam subtrair o que o sistema se recusa a fornecer-lhes.
Logan Lucky: pura diversão
São essas pequenas nuances, como o abandono de um veterano de guerra como Driver ou a situação geral da prisão em que Craig se encontra, que mostram como Soderbergh sabe denunciar problemas do modelo de Estado americano. Ele traz elementos para dar mais realismo ao mundo que decide habitar, dando mais textura a uma história bem direta.
Estes elementos não atrapalham em nada para desfrutar de um entretenimento fabuloso, que vai melhorando à medida que o assalto se desenvolve graças à forma como Soderbergh traz a ação. Consegue ter ritmo acelerado conforme a ação avança, sabendo administrar as informações para manter o mistério, mas sem causar confusão sobre o que está acontecendo. Ele também sabe tirar o melhor de suas estrelas, criando um filme muito completo e subestimado.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!