O Exorcista, de William Friedkin, mudaria o cinema de terror para sempre. Ainda hoje, mais de 50 anos após o seu lançamento, a obra-prima perturbadora é capaz de espalhar medo e terror – e ao fazê-lo revolucionou o gênero de terror oculto. Isso também levou à adição do próximo representante importante do assunto, A Profecia, apenas quatro anos depois de O Exorcista.
6 filmes de terror com fama de amaldiçoados que vão te arrepiarE assim como O Exorcista, A Profecia se tornaria não apenas um clássico, mas também um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Se ainda não conferiu o longa do criador de Superman – O Filme e Máquina Mortífera, Richard Donner, pode assisti-lo no Prime Video.
É ISSO QUE SE TRATA A PROFECIA
Robert Thorn (Gregory Peck) e sua esposa Katherine (Lee Remick) estão esperando o primeiro filho. Mas o bebê morre durante o nascimento. Os padres que trabalham em um hospital romano oferecem então a Thorn a adoção de uma criança nascida na mesma época, cuja mãe supostamente morreu no parto e não teria outros parentes. Após alguma hesitação inicial, Thorn concorda porque sabe como seria terrível para Katherine saber sobre um aborto espontâneo.
Desavisada, Katherine fica radiante com o que parece ser o filho deles, a quem os dois chamam de Damien (Harvey Stephens). Mas o menino logo se revela o Anticristo personificado. Coisas terríveis acontecem na sua presença e muitas das coisas não podem ser explicadas por considerações racionais. E logo Robert e Katherine também terão que temer por suas vidas, porque o desejo apocalíptico de Damien parece imparável.
UM MARCO ASSUSTADOR
A Fox realmente fez sucesso com A Profecia na década de 1970. Com um orçamento de 60 milhões de dólares, extremamente generoso para a época, eles não fizeram bagunça aqui: ao lado das lendas de Hollywood, Gregory Peck (ganhador do Oscar de Melhor Ator por O Sol é para Todos) e Lee Remick (Vício Maldito) Jerry Goldsmith cuidou da trilha sonora (e ganhou um Oscar por isso) e Gilbert Taylor (Star Wars) cuidou da fotografia.
Claro, o dinheiro também foi para o equipamento. E aqui também A Profecia pontua com cenários extremamente atmosféricos. Acima de tudo, a sequência extremamente horrível do cemitério permanece na memória. Aqui Gregory Peck e David Warner investigam a pista de que a mãe de Damien era supostamente um chacal. Enquanto investigam, eles são cercados por um grupo de cães e A Profecia de repente muda do terror atmosférico para uma luta carregada de adrenalina pela sobrevivência.
Então, se você está com vontade de ver um filme de terror feito na década de 1970 na mesma escala do grande sucesso de bilheteria de hoje, então definitivamente precisa assistir A Profecia. Ainda hoje, a obra-prima de Richard Donner consegue causar arrepios por todo o corpo sem esforço. O mesmo não se pode dizer das sequências (foram quatro e um remake).
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!