Oito anos após o encerramento da franquia principal, Jogos Vorazes está de volta aos cinemas com um intenso prelúdio. Estrelado por Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage, Viola Davis e Hunter Schafer, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes tem direção do veterano da saga Francis Lawrence.
Interpretado por Blyth, de A Idade Dourada e Robin Hood, o personagem ganha sua própria trama anterior à grande revolução. Nascido na grande casa de Snow, que não andava muito bem em popularidade e financeiramente, ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. Inclusive, ele e os demais personagens da elite participam da 10ª edição do torneio mortal, em um ano que determinaria o fim ou a permanência do sádico evento.
O destino de sua Casa depende de sua pequena chance de ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Com a garota tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird (Zegler), a narrativa toma caminhos cada vez mais inesperados durante a densa narrativa.
Apesar do filme se colocar no passado e ser declaradamente um prelúdio, muitos fãs podem chegar aos cinemas com a expectativa de assistir a alguma cena pós-créditos após o encerramento das quase 3h do projeto. No entanto, esse desejo provavelmente será frustrado já que o novo capítulo da franquia Jogos Vorazes não conta com nenhuma cena após a conclusão da história.
Jogos Vorazes: Arrependimento do diretor determinou aspecto crucial de A Cantiga dos Pássaros e das SerpentesObviamente, existem diversos acenos da narrativa ao futuro e à própria personagem principal da trama original, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence). No entanto, a história termina de maneira conclusiva, sem deixar brechas para o futuro - principalmente porque o público geral pode acessar o que virá depois através de Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança Parte 1 e 2.
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes segue em cartaz nos cinemas.