Como outras grandes sagas da cultura pop, como Star Wars, O Senhor dos Anéis ou o Universo Cinematográfico da Marvel, Harry Potter contém inúmeros pequenos detalhes, mais ou menos bem escondidos nos oito longas-metragens que o compõem.
Embora a maioria desses elementos sejam referências evidentes ou aparições furtivas de personagens da saga mágica, outros podem ser mais parecidos com conexões falsas ou erros não intencionais por parte dos cineastas. Outros ainda são completamente misteriosos e ninguém sabe realmente por que eles estão lá.
Esse é o caso do pequeno detalhe que nos interessa hoje, presente no início de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a terceira parte da franquia. Ele aparece na sua tela por apenas um centésimo de segundo. Para vê-lo de relance, você terá que pausar exatamente aos 16 minutos e 54 segundos do filme.
Na cena em que o Sr. Weasley chama Harry de lado para lhe dizer que Sirius Black está procurando por ele, olhe atentamente para a parte inferior da tela, logo abaixo do canto inferior direito do cartaz de procurado. Você notará que o número 302 aparece muito discretamente (veja acima).
Essa é uma mensagem subliminar inserida pelas equipes de filmagem? E se for, o que significa? Ou é simplesmente um erro que os editores não perceberam na versão final do filme?
A última hipótese parece ser a mais lógica, já que o número desapareceu nas últimas versões em HD do filme. Seja qual for o caso, esse fenômeno é raro o suficiente para atrair nossa curiosidade, e é divertido observar que mesmo uma produção da escala de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban não está imune a um pequeno erro desse tipo.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!