Em 1977, após o sucesso de Star Wars, Mark Hamill quase perdeu tudo. Correndo por uma estrada em alta velocidade, sem carros à sua frente, o ator pensou que poderia acelerar um pouco mais: quando se deu conta, estava acordando no hospital e talvez não pudesse atuar novamente.
Na verdade, para justificar as cicatrizes no rosto, George Lucas inventou que, no início de Star Wars: O Império Contra-Ataca, ele foi atacado por um wampa... e até tinha um plano B, caso o ator morresse: focaria na aparição de uma irmã secreta. Hamill gostou da reviravolta, mas ficou desapontado ao descobrir quem era: uma certa Leia Organa.
Eu sou seu pai
“Luke, eu sou seu pai” é uma frase que entrou para a história do cinema, mas não estava no roteiro original. Na verdade, o diretor rejeitou ativamente a reviravolta: na luta final contra Vader, Luke foi visitado pelos fantasmas de Obi-Wan e de seu pai, que o ajudaram a lançar uma ofensiva final.
Após o fato, George Lucas disse que sempre foi claro sobre o parentesco entre os dois, mas ele claramente não queria admitir que, por um tempo, Darth Vader foi apenas um vilão sem salvação possível. Seja como for, a reviravolta surpreendeu a todos no cinema, embora talvez não tanto no filme.
Personagens como os tios de Luke e Obi-Wan nunca confessaram o grande segredo antes de morrerem, mas ainda houve outros três que estavam cientes de tudo no momento da confissão: Yoda, Palpatine e, sim, R2-D2. De acordo com a trilogia de romances Dark Nest, o dróide registrou Anakin usando o lado negro para atacar Padme. Mas faz parte da cronologia de Legends, então pode ser deixado de lado.
No entanto, há um terceiro personagem que conhecemos oficialmente na continuidade atual: Chelli Lona Aphra, mais conhecida como Doutora Aphra, que nasceu em 2015 na série de quadrinhos Darth Vader, e cresceu para ter sua própria coleção, que ainda está sendo publicada.
Em um determinado momento, enquanto ajuda Vader a perseguir Luke, ela chega à conclusão de que ele é seu pai, e o vilão tenta acabar com ela, traindo-a.
No entanto, ela sobrevive e, de fato, a personagem é tão popular que não seria surpresa se ela acabasse em The Mandalorian ou em uma de suas sequências. É realmente apenas uma questão de tempo até que seu legado se junte ao restante do universo principal da franquia.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!