Quer ele esteja liderando uma gangue nefasta de gângsteres em Duro de Matar ou partindo o coração de Emma Thompson em Simplesmente Amor, o que seria de um filme de época sem um Alan Rickman vilão? Mas você não precisa se concentrar nesses clássicos se quiser ver o ator resmungar mais uma vez. Afinal, o astro, que morreu no início de 2016, também interpretou o vilão em um popular blockbuster de aventura: Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões.
Arrecadando 390,5 milhões em bilheteria, o filme foi um dos maiores sucessos cinematográficos da década de 1990. O valor arrecadado em todo mundo multiplicou por oito o orçamento de 48 milhões de dólares do filme. Além disso, a música-título (Everything I Do) I Do It for You, de Bryan Adams, é um clássico do pop.
Se ainda estiver pensando no que assistir hoje, por que não reviver o sucesso com um Morgan Freeman inspirador, um Kevin Costner heroico e uma memorável participação de Sean Connery: Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões está atualmente disponível no streaming HBO Max.
UM CLÁSSICO DO CINEMA PIPOCA
Ladrões nefastos aproveitam o fato de o Rei Ricardo Coração de Leão (Sean Connery) estar fora do país. Eles atacam o povo inglês sem qualquer consideração. Na linha de frente está o desagradável xerife de Nottingham (Alan Rickman), que impõe uma política tributária desproporcional.
Mas a justiça está a caminho, na forma de Robin de Locksley (Kevin Costner) e seus seguidores. Eles se propõem a roubar dos ricos para dar aos pobres. A propósito, o trabalho de direção de Kevin Reynolds está disponível em duas versões há quase 20 anos: em 2003, uma edição estendida de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, com cerca de doze minutos a mais, teve sua estreia mundial.
Essa também tem sido a versão padrão para algumas transmissões de TV há vários anos e acrescenta facetas dramáticas à narrativa geralmente leve e romantizada: vários personagens revelam traços de caráter mais complexos, às vezes até trágicos, nas cenas adicionais.
Apesar das três décadas que se passaram, continua sendo um filme de escapismo muito apreciado. E isso não se deve apenas ao maravilhoso e malvado Alan Rickman! Há apenas alguns anos, sua interpretação do Xerife de Nottingham foi eleita como um dos 20 melhores vilões do cinema pelos leitores da revista britânica Empire.
Uma observação curiosa na história do cinema: Rickman inicialmente recusou o papel do xerife porque não gostou do roteiro. Foi somente quando lhe garantiram que ele poderia mudar suas linhas de diálogo que ele concordou em aceitar o projeto. Valeu a pena: na classificação do Empire, Rickman superou o assassino mascarado de Halloween - A Noite do Terror, Michael Myers, e o T-1000 de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, entre outros.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!