Uma das melhores e maiores franquias de Hollywood, Jurassic Park celebra 30 anos desde que encantou a todos nos cinema pela primeira vez. Desde então, foram diversos filmes lançados, além de uma série animada da Netflix. Para te ajudar a relembrar os títulos e a sequência desta obra-prima de Steven Spielberg, listamos abaixo a ordem cronológica da produção. Confira!
1. Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (1993)
O primeiro filme da franquia nos apresenta ao magnata John Hammond (Richard Attenborough), dono de um parque que tem como habitantes diversas espécies de dinossauros extintos há milhões de anos – uma criação possível graças a um inseto fossilizado que havia sugado o sangue destes dinossauros, recriados em laboratório.
O problema é que os animais começam a sair completamente do controle de seus criadores e o parque acaba se tornando uma grande ameaça aos visitantes.
2. O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997)
O segundo filme se passa quatro anos após o fechamento do parque, quando John Hammond descobre que algumas espécies de dinossauros ainda estavam vivas. Por isso, decide enviar uma equipe para verificar as condições de montar um novo parque.
Para convencer o cientista Ian Malcolm a participar do novo projeto, Hammond convoca a namorada dele, Sarah (Julianne Moore) – e Ian acaba sendo forçado a viajar até a ilha para resgatá-la, não só dos novos dinossauros, mas de uma nova ameaça humana.
3. Jurassic Park 3 (2001)
Em 2001, Jurassic Park 3 não teve uma recepção tão boa quanto seus antecessores – mas ainda assim, satisfatória. A trama acompanha o Dr. Alan Grant (Sam Neill), que continua dedicando sua vida a estudar os velociraptors e, por isso, acaba aceitando uma oferta de dois milionários que querem levá-lo à Ilha Sorna para uma expedição. O programa, no entanto, tinha intenções completamente diferentes por trás.
4. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
O primeiro filme da nova fase da franquia retorna à Ilha Nublar, com o Jurassic Park, aberto ao público. Lá, uma equipe de cientistas chefiada por Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com os dinossauros – e é claro que, mais uma vez, eles saem do controle.
Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
Reino Ameaçado se passa três anos após os acontecimentos do filme de 2015: após o fechamento do Jurassic Park, um vulcão ameaça a vida na ilha. Sem humanos presentes, os dinossauros vivem livremente e, decidida a salvá-los, Claire convoca uma nova equipe para retornar à ilha com ela.
Jurassic World 3: Domínio (2022)
Continuação direta do filme de 2018, Jurassic World: Dominio mostra os dinossauros agora vivendo ao lado de humanos em todo o mundo – bem, nem todos. Algumas espécies têm mais dificuldade para conviver e, mais uma vez, a equipe de Claire e Owen (Chris Pratt) precisam encontrar uma solução para o conflito.
A série: Jurassic World: Acampamento Jurássico (2020)
Você sabia que existe uma animação de Jurassic Park na Netflix? A história também se passa na Ilha Nublar e acompanha um grupo de adolescentes escolhidos para vivenciar uma experiência única em um novo acampamento. Tudo muda quando os dinossauros começam a destruir a ilha e os campistas precisam lutar pela sobrevivência.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!