O desempenho nas bilheterias não foi bom, mas é um dos melhores filmes de fantasia de todos os tempos. Estamos falando de Stardust - O Mistério da Estrela foi lançado nos cinemas em 2007 e arrecadou apenas um pouco mais de 137 milhões de dólares.
O filme, baseado no romance homônimo de Neil Gaiman, contou com um elenco de estrelas. Charlie Cox, Claire Danes, Henry Cavill, Sienna Miller, Michelle Pfeiffer e Robert De Niro lideravam o elenco. Mas nenhum desses nomes, nem o apelo do gênero fantasia, foram suficientes para atrair as pessoas ao cinema. Como resultado, os planos para uma sequência nunca se concretizaram.
Stardust - O Mistério da Estrela conta a história de Tristan, um jovem que vive em um vilarejo com um muro que não pode ser atravessado. Um dia, uma estrela cai e o protagonista promete a Victoria, a garota de quem gosta, que irá procurá-la e entregá-la em troca de ele se casar com ela. Tristan então embarca em uma jornada na qual irá descobrir o mundo, viver milhares de aventuras e encontrar o amor.
O diretor de Stardust, Matthew Vaughn, tinha uma ideia para uma sequência, mas o fracasso do filme interrompeu os planos. “Era, você sabe, um conceito que eu tinha feito”, disse o cineasta na New York Comic-Con (via Collider).
Não é a primeira vez que Vaughn fala sobre a ideia que teve para Stardust 2, que nunca veremos. Em janeiro de 2015, ele disse ao Den of Geek: “A primeira cena era o personagem de Charlie Cox sendo rei e jogando fora o colar. Desta vez, o colar ricocheteia no Big Ben e, de repente, você está na Londres do início dos anos 1960, com esses reis, princesas e príncipes malucos por Londres. Todos em busca da pedra”.
Como ele acrescentou:
Essa era a minha ideia para a sequência, mas, infelizmente, o filme não rendeu dinheiro suficiente para que eles quisessem fazê-la. Foi uma pena
Em 2007, quando Vaughn estava promovendo Stardust, ele expressou seu desejo de não fazer uma sequência apenas por fazer. “Para mim, o importante é fazer os filmes e não estou interessado em mais nada”, disse ele ao Movies.IE.
“As franquias vêm da produção de um bom filme e é por isso que elas às vezes entram em colapso no segundo filme, porque às vezes correm atrás do dinheiro e não pensam no filme”, complementou. Durante sua participação na New York Comic-Con, Vaughn também disse que não concordou com a maneira como a Paramount promoveu Stardust.
Foi agridoce porque quando a Paramount o lançou, eles tentaram fazer com que parecesse O Senhor dos Anéis e eu disse a eles: ‘Não é O Senhor dos Anéis’. E eles diziam: 'O que é?’. E eu respondi: ‘A Princesa Prometida’. E eles: ‘A Princesa Prometida fracassou’. E eu: ‘Sim, fracassou porque o promoveram muito mal e se tornou um dos maiores DVDs da época, então vamos fazer isso’
É interessante notar que, apesar do fracasso de bilheteria, Stardust fez um favor a Vaughn: foi seu filme de maior bilheteria. Atualmente, essa honra cabe a Kingsman - Serviço Secreto, a primeira parte da saga estrelada por Taron Egerton e Colin Firth.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!