Quatro anos se passaram desde o lançamento da ficção científica Projeto Gemini nos cinemas e, desde então, seu diretor Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain, As Aventuras de Pi) não lançou outro filme. Na produção, o ator Will Smith foi rejuvenescido para um dos personagens em seu papel duplo.
Apesar do fato de que o filme acabou sendo uma decepção, as expectativas eram altas para Projeto Gemini, já que, afinal de contas, ele era o resultado de um custo duplamente alto: por um lado, financeiramente, é claro, com um orçamento muito alto de 138 milhões de euros. Mas também de esforço e tenacidade quando se tratava de concretizá-lo, com o projeto tendo começado em 1997 com um primeiro roteiro de Darrem Lenke.
O primeiro diretor envolvido foi Tony Scott, seguido por Mel Gibson, Curtis Hanson e Joe Carnahan em diferentes estágios do que é comumente conhecido no setor como “inferno do desenvolvimento”. Além disso, ao longo dos anos, atores famosos como Harrison Ford, Chris O'Donnell, Nicolas Cage, Sean Connery e Clint Eastwood também foram considerados para o papel que Will Smith viria a desempenhar.
Finalmente, a Skydance e a Paramount assumiram os direitos detidos pela Disney e começaram a trabalhar no filme definitivo: sob a direção de Ang Lee e com Will Smith no comando, interpretando os dois personagens principais: um assassino do governo e seu clone 30 anos mais jovem.
Apesar dos efeitos visuais e das realizações técnicas do filme, Projeto Gemini foi um fracasso. As críticas foram, em grande parte, negativas e, com uma pontuação de 26% no Rotten Tomatoes, a sensação geral era de que a história não era boa.
Além disso, os altos custos de produção para obter os efeitos visuais necessários também tornaram o filme um desastre financeiro que gerou grandes perdas para o estúdio: com uma receita bruta de 173 milhões, estima-se que as perdas tenham sido de mais de 100 milhões de dólares.
O filme conta a história de Henry Brogan (Smith), um assassino do governo americano que fez a mesma coisa a vida toda e, um tanto atormentado por tudo o que lhe foi tirado, planeja deixar esse tipo de vida para trás. Um dia, Brogan percebe que está sendo perseguido por um jovem agente misterioso que pode prever todos os seus movimentos: um clone de si mesmo 30 anos mais jovem.
O filme tem apenas duas horas de duração e está disponível na Netflix e no Star+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!