No dia 15 de novembro, Jogos Vorazes ganhará mais uma parcela com A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, prequela da franquia de Jennifer Lawrence. O arco de Katniss Everdeen terminou em 2014 e 2015 com dois longas-metragens, dividindo o terceiro romance de Suzanne Collins em duas partes lançadas com um ano de diferença.
Após uma primeira parte dirigida por Gary Ross, Francis Lawrence assumiu o controle da franquia Jogos Vorazes a partir da segunda obra, Jogos Vorazes - Em Chamas (2013).
Foi ele também quem assinou Esperança, último filme da saga original dividido, portanto, em duas partes. No entanto, o realizador lamenta agora esta divisão que então gerou muito debate.
Em entrevista à revista People, o cineasta falou do que foi, segundo ele, um “erro” de sua parte.
Eu me arrependo totalmente. Realmente. Não tenho certeza se esse é o caso para todos, mas certamente é o meu caso.
Ele observou, no entanto, que a equipe concordou na época que as duas partes de Esperança, que seriam lançadas nos cinemas com um ano de diferença, "tinham suas próprias questões dramáticas distintas", o que deu origem a arcos de história completos.
Mas ele também admitiu que a espera deve ter sido muito frustrante para os fãs e que agora ele entendia as reações contraditórias à divisão do livro final.
O que percebi em retrospectiva – e depois de ouvir todas as reações e sentir a raiva dos fãs, críticos e pessoas na separação – é que foi frustrante. E eu posso entender isso.
Ele continuou: “Em um episódio de série, se você tiver um momento de angústia, terá que esperar uma semana ou pode simplesmente fazer uma pausa e então ver o próximo episódio. Mas acho que fazer as pessoas esperarem um ano parecia falso, embora não fosse. Nossas intenções não eram enganosas. ”
Mas o realizador acrescentou ainda que isso permitiu uma maior adaptação aos livros, dividindo-os em duas partes: “Na verdade, tivemos mais tempo para o livro do que em qualquer outro filme, pois nos aproximamos das quatro horas de adaptação para o livro final”, explicou ele.
Um erro que ele não cometerá com a prequela
Quanto à sua próxima prequela, Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Francis Lawrence disse que sua intenção sempre foi fazer um filme a partir do livro de Suzanne Collins publicado em 2020 - e sem divisão desta vez.
“Eu nunca os deixaria dividir o livro em dois”, disse ele. “ Nunca houve uma conversa real sobre isso. É um livro longo, mas recebemos tanta crítica por dividir Esperança em dois – dos fãs, da imprensa, de todos – que eu pensei, ‘De jeito nenhum. Só vou fazer um filme mais longo. ”
Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes será lançado nos cinemas em 15 de novembro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!