Keanu Reeves é muito querido em Hollywood, mas teve uma vez que sua presença foi motivo de desabafo. Em uma das primeiras exibições de Kill Bill: Volume 1, o ator foi convidado a assistir e tê-lo naquele ambiente deixou Quentin Tarantino reflexivo sobre o uso cada vez mais comum de CGI.
O diretor sempre declarou seu absoluto respeito por Matrix, o primeiro filme da saga de ficção científica das irmãs Wachowski, chegando a colocá-lo na lista de filmes favoritos. No entanto, após o sucesso de sagas como essa e Star Wars, ele percebeu o quanto os estúdios passaram a investir cada vez mais na utilização dessas técnicas — deixando o cinema tradicional um pouco de lado.
As sequências da ficção científica decepcionaram o diretor, fazendo com que o filme caísse de posição em sua lista por causa disso. "Houve um tempo em que eu teria considerado Matrix oficialmente meu número dois, depois de Battle Royale. [Os filmes] 2 e 3 [de Matrix] vão arruinar a mitologia para mim".
Em entrevista à Empire em 2003, enquanto começava a promover o lançamento de Kill Bill: Volume 2, Tarantino falou sobre a ocasião em que convidou Luc Besson e Keanu Reeves para a sessão do primeiro filme — e a presença do astro de Matrix o intrigou.
Eu vi Keanu olhando para a tela e, de repente, senti isso, sabe? Meus meninos são todos reais. Não há computadores em volta. Estou cansado de toda essa m*rda.
"Se eu quisesse fazer toda aquela merda de jogos de computador, teria ido para casa e jogado no meu Nintendo. Essa bobagem de CGI é a sentença de morte para o cinema. A maldita forma de arte. Do jeito que as coisas estão, dentro de dez anos ele será oficialmente assassinado", afirmou.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!