O filme original da Netflix, A Escavação, passou bastante despercebido quando estreou em 2021, mas é uma daquelas joias escondidas no catálogo da plataforma que pode muito bem ser considerada uma das melhores produções do serviço de streaming nos últimos anos.
Dirigido por Simon Stone e estrelado por Carey Mulligan e Ralph Fiennes, entre outros, A Escavação é uma adaptação do romance homônimo escrito em 2007 por John Preston e, assim como a obra original, o que nele é contado é uma história verdadeira: uma descoberta inesperada na escavação de Sutton Hoo (Inglaterra) em 1939 que foi fundamental para a história da cultura anglo-saxônica.
O filme, que também foi exibido brevemente nos cinemas, não teve a recepção de público que outros títulos famosos da Netflix, como Alerta Vermelho, Não Olhe para Cima ou Caixa de Pássaros, mas a realidade é que a recepção da crítica foi muito boa. Com nota de 88% no Rotten Tomatoes, o filme é elogiado majoritariamente pela atuação de seu elenco principal e destacado como uma notável peça de época que vale a pena assistir.
Curiosamente, embora Carey Mulligan seja uma das grandes qualidades de A Escavação, a atriz não foi a primeira escolha para o papel principal, mas houve outro grande nome associado ao projeto: Nicole Kidman, que negociou sua presença para com o filme em 2018, mas não pôde ingressar devido a problemas de agenda.
Da mesma forma, inicialmente a Netflix também não fazia parte da equação, mas o filme foi planejado para ser uma produção da BBC Films. Embora tenha demorado para se concretizar, a possibilidade de fazer um filme de The Dig, título original do romance, foi colocada em cima da mesa antes da publicação do livro, quando a produtora Ellie Wood teve acesso ao manuscrito de John Preston e rapidamente queria assumir seus direitos de adaptação.
Ambientado em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a ação de A Escavação começa quando uma viúva britânica chamada Edith Pretty (Mulligan) contrata o arqueólogo autodidata Basil Brown (Fiennes) para escavar os túmulos em suas terras, uma propriedade rural de Sutton Hoo.
Quase desde o início, Brown sugere que os montes poderiam ser anglo-saxões e não pertencentes à Era Viking, o que era mais comum, mas a verdadeira descoberta ocorreu com o aparecimento dos restos de um navio funerário, o que significou a importância da pessoa que estava enterrada lá.
Os resultados da escavação de Sutton Hoo, da qual foram extraídos numerosos objetos que hoje se encontram guardados em museus, são considerados o maior tesouro alguma vez encontrado no Reino Unido e lançam luz sobre o primeiro período anglo-saxónico que até à data carecia de documentação histórica. Desde então, as escavações na área nunca mais pararam.
Embora nem tudo seja 100% preciso no filme, A Escavação é uma reimaginação do importante evento que foi a escavação de Sutton Hoo, ao mesmo tempo em que o tempera com um conto romântico fictício entre seus outros dois personagens principais: Peggy Piggott, interpretada por Lily James e Rory Lomax, vivido por Johnny Flynn.
Uma joia escondida que você encontrará facilmente no catálogo da Netflix.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!