Minha conta
    A versão mais desconhecida de O Senhor dos Anéis: Esta trilogia inspirou um dos melhores programas de televisão
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    No final da década de 60, Henry N. Beard e Douglas C. Kenney escreveram um livro de quase 200 páginas que parodia o épico.

    Um anel, uma guerra, criaturas fantásticas, uma missão suicida... Isso parece familiar? Você provavelmente pensou que estávamos falando de O Senhor dos Anéis, o romance épico que Tolkien escreveu nas décadas de 1930 e 1940. Bem, não. Na verdade estamos falando de O Fedor dos Anéis, uma paródia da famosa história escrita por Henry N. Beard e Douglas C. Kenney – futuros criadores da revista de humor National Lampoon – e que foi publicada em 1969.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Nesta releitura cômica da aventura de Frodo Bolseiro, a história segue um pequeno herói "confuso e estúpido" chamado Fraud. Forçado pelo mago Grangolf, o protagonista deve cumprir uma complicada missão para salvar a Terra Mediocre da tirania de Saurion.

    Muitos dos elementos que Tolkien criou em seu épico são mantidos nesta paródia em que também tem elfos lascivos no cio, um dragão que anda de patins e pelicanos assassinos. Por outro lado, eles também alteram levemente os nomes dos personagens e dos lugares.

    O Fedor dos Anéis consiste em apenas 200 páginas e foi traduzido para 11 idiomas. O português é um deles. Mas também pode ser encontrado em francês, italiano, polaco, espanhol, russo e sueco; entre outros. Seu título original é Bored of the Rings, mas em cada idioma foi dada uma interpretação diferente, embora sempre com a paródia em mente. A capa original do livro foi desenhada por Michael K. Fritz , o mesmo homem por trás dos Muppets.

    Esta paródia foi até elogiada por David Bratman, um estudioso de Tolkien, que afirmou o seguinte na revista Mythlore: "Eles fizeram isso muito melhor do que pensavam." Além disso, Bratman também explicou que, em seus numerosos rascunhos, pode-se ver que Tolkien "chegou muito perto de escrever inadvertidamente a versão paródia de seu próprio romance".

    Bored of the Rings: The Trilogy Divulgação
    Bored of the Rings: The Trilogy

    Mike Sachs, autor de Vanity Fair, acredita que o livro inspirou roteiristas de cultura popular como aqueles que trabalham em um dos melhores programas de televisão: o programa de comédia Saturday Night Live.

    Assim como a obra de Tolkien, que foi adaptada para o cinema por Peter Jackson em três filmes – A Sociedade do Anel As Duas Torres e O Retorno do Rei -, O Fedor dos Anéis possui uma versão cinematográfica. Em 2005, foi lançado o filme Bored of the Rings: The Trilogy. O filme é inspirado no conceito do livro escrito por Beard e Kenney, mas é uma história original.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top