Não deixa de ser curioso que quatro dos cinco filmes de Duro de Matar sejam baseados em livros protagonizados por personagens completamente diferentes de John McClane. O primeiro adaptado, Nada Dura Para Sempre, sequência de um romance estrelado por um certo Joe Leland e que em sua primeira encarnação cinematográfica foi o próprio Frank Sinatra.
Eles mudaram o nome e pronto. Duro de Matar 2, por sua vez, usou 58 Minutes, de Walter Wager como inspiração; Duro de Matar - A Vingança fez o mesmo com Simon Says, de Jonathan Hensleigh, e finalmente Duro de Matar 4.0 lacerou um artigo da revista Wired intitulado A Farewell to Guns. Os cinco não adaptaram nada. E foi assim que, honestamente, aconteceu.
Diretor de Duro de Matar emociona com sua primeira declaração sobre Bruce Willis: “Ele sabe que sou um amigo”Literatura à parte, é curioso que Duro de Matar 2 tenha um registro bastante curioso na história do cinema: foi o primeiro filme a fazer uma composição digital de imagens live-action com um tradicional matte painting (uma técnica de pintura digital) fotografado e digitalizado em um computador.
O que passa como curiosidade é o erro que o filme teria resolvido assim que começou. Quando o avião sobrevoa Washington Dulles, sem comunicação com o aeroporto, o filme não leva em conta que poderia ir para diversos outros com comunicação perfeita, como Richmond, Baltimore ou Andrews AFB.
Além disso, tudo bem, o aeroporto não consegue se conectar ao avião, mas havia outras 15 estações de transmissão que poderiam ter enviado mensagens para ele.
Também é verdade que se tivéssemos entendido ao pé da letra não apreciaríamos o filme, e é sempre um prazer ver John McClane novamente. E as bilheterias pensam o mesmo: contra todas as probabilidades, esta segunda parte superou a primeira e se tornou um marco cinematográfico.
Aliás, a cada filme a bilheteria aumentava um pouco até chegar a quinta parte, que mostrava o declínio da franquia. E agora nunca teremos mais Duro de Matar, até que haja um produtor desesperado que queira lucrar por qualquer meio necessário. Esperamos que esse dia demore a chegar.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!