O clássico O Exorcista paira ameaçadoramente sobre todo um subgênero de terror – mas os cineastas estão constantemente tentando encontrar algo novo no cinema de exorcismo. O fato de a maioria das pessoas nem chegar perto do marco icônico é um dado adquirido. O que é irritante, porém, é que poucos filmes de exorcismo conseguem se destacar na multidão.
Entra Russell Crowe: ele abalou o gênero com uma performance incrível. Embora O Exorcista do Papa tenha recebido uma recepção geralmente mista da crítica, a imprensa cinematográfica e os fãs foram unanimemente da opinião de que Crowe havia criado um herói de terror inesquecível, com potencial cult.
O EXORCISTA DO PAPA: O GLADIADOR CAÇA O DIABO
Gabriele Amorth (Russell Crowe) não é apenas um padre, mas também o exorcista da casa e da corte da diocese de Roma! Isso faz de Amorth o braço direito caçador de demônios do próprio Papa (Franco Nero). Ele cumpre sua sagrada missão conscientemente, apesar de sua natureza arrogante: ele encaminha 98% de seus casos para tratamento médico ou psiquiátrico, porque os expõe como alarmes falsos - eles têm problemas puramente terrenos! Mas em dois por cento das vezes ele encontra o mal puro e diabólico. E de todas as coisas, chegou a hora de novo para um garotinho (Peter DeSouza-Feighoney)...
Por que cortar trailers enigmáticos e criar pôsteres elaborados quando as coisas podem ser simples: não foram as ferramentas tradicionais de marketing que despertaram o entusiasmo por O Exorcista do Papa entre os fãs de terror. Em vez disso, havia fotos e fotos com Crowe correndo em seu papel em uma Lambretta. Os fãs se divertiram tanto com essas fotos que Crowe entrou na festa e também preferiu divulgar o filme com fotos suas na Lambretta. Aqui está um dos vários exemplos:
Mas, ao contrário de muitos outros exageros nas mídias sociais, este não foi baseado em pura ironia: o fato de Crowe aproveitar a vida, e seu personagem rebelde, na verdade inspirou as pessoas.
Porque no homem sábio e barbudo, que obviamente já passou e viveu quase tudo, há também um menino rebelde que enfrenta o diabo não só com o crucifixo, mas também com muito humor. Não podemos atestar que a figura que inspirou o personagem é exatamente assim. O que se sabe, porém, é que o verdadeiro Gabriele Amorth despreza os livros de Harry Potter e que nenhum de seus chefes se parecia remotamente com o ator de Django, Franco Nero.
Sabe-se também que o diretor australiano de Operação Overlord Julius Avery e seu compatriota Crowe encontraram ouro com O Exorcista do Papa: a produção de 18 milhões de dólares arrecadou mais de quatro vezes o seu custo no cinema, principalmente graças à atuação de Crowe. A segunda parte já foi anunciada, mas devido à greve dos roteiristas de Hollywood não é possível dizer exatamente quando Amorth voltará a montar sua Lambretta.
O Exorcista do Papa está disponível na HBO Max.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!