O Senhor dos Anéis é uma das maiores franquias de filmes até hoje. Atualmente, a trilogia de Peter Jackson, estrelada por Elijah Wood, Ian McKellen e Orlando Bloom, é uma das mais bem-sucedidas da história do cinema, arrecadando milhões de dólares em todo o mundo. Além disso, graças à enorme engenhosidade de J.R.R. Tolkien, o britânico revolucionou o gênero de fantasia, inspirando autores de hoje e do futuro.
Um aspecto a ser observado é que a influência das obras de Tolkien é tão grande que se espalhou para fora do mundo do cinema. Durante a década de 1960, a série O Senhor dos Anéis teve um ressurgimento de popularidade, pois os ativistas políticos da época tomaram as obras literárias como referência.
A luta fraterna, a missão de Frodo e as mensagens pró-ambientais e pacifistas de O Senhor dos Anéis se encaixaram na contracultura da época.
Notavelmente, no final da década de 1960, a obra de Tolkien inspiraria uma das maiores bandas de rock da história a criar músicas com referências diretas às terras da Terra Média e seu elenco de personagens.
O Led Zeppelin foi formado em 1968 com Robert Plant como vocalista e compositor, que também era um conhecido fã de O Senhor dos Anéis. Graças à sua influência como compositor, muitas das músicas do Led Zeppelin tinham temas mitológicos, que são proeminentes na série O Senhor dos Anéis.
Com o tempo, as músicas da banda começaram a refletir mais a vida e as experiências de Plant, incluindo romances perdidos e protestos políticos. Em algumas músicas, o vocalista demonstrou seu interesse por O Senhor dos Anéis e misturou-o com detalhes de sua vida pessoal.
A música Ramble On, lançada em 1969 no álbum Led Zeppelin II, menciona Gollum e Sauron escondidos em Mordor e roubando a garota de Plant.
Embora essa música seja sobre um homem que encontra sua garota perfeita e viaja pelo mundo para encontrá-la, alguns fãs teorizaram que, na verdade, trata-se de Aragorn tendo que escolher entre ficar com Arwen ou procurar Gollum antes que Sauron o encontre.
Outros teorizam que a música se refere à jornada de Frodo para destruir o Um Anel, sendo que a garota da música é o Anel.
O Led Zeppelin não é a única banda influenciada por Tolkien. Por exemplo, a banda Blind Guardian tem um álbum inteiro dedicado a O Senhor dos Anéis, intitulado Nightfall in Middle Earth, e a música The Wizard do Black Sabbath foi inspirada em Gandalf.
Está claro que o mundo da Terra Média transcende as páginas das obras de Tolkien e inspirou trabalhos criativos em outras mídias.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!