Você já pode desfrutar no Prime Video de um dos filmes que mais chamou a atenção no ano passado. Uma história de tremenda importância, que já passou por festivais de cinema ao redor do mundo, recebeu críticas entusiasmadas e até ganhou prêmios como o Oscar. Esse filme aclamado é Entre Mulheres.
Sarah Polley adapta o aclamado romance homônimo, recebendo o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Um prêmio que para alguns pouco significou, sobretudo pela falta de nomeações para um elenco extraordinário que inclui Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley e Frances McDormand. Agora o filme pode ser visto pela plataforma Amazon Prime Video.
Entre Mulheres: Qual é a história?
Uma jovem dorme sozinha na cama. Ela tem hematomas e feridas visíveis nos quadris e na parte interna das coxas, lesões causadas por estupro. Mulheres e meninas numa colônia menonita (movimento do cristianismo evangélico) isolada e sem nome descobrem que os homens têm usado tranquilizantes para o gado para poderem subjugá-las e cometer estes atos de violação sem serem detectados.
Os agressores são detidos e encarcerados em uma cidade próxima. A maioria dos homens da colônia viaja para supervisionar a fiança e trazer os dois de volta, deixando as mulheres sozinhas por dois dias para determinar como procederão. Um pequeno grupo forma um plebiscito para decidir se devem ficar sentadas e não fazer nada, ficar e lutar ou ir embora.
O filme de Polley é baseado em um romance inspirado em uma série de estupros ocorridos na Colônia de Manitoba, uma comunidade menonita remota e isolada na Bolívia. Pelo menos nove membros do sexo masculino da colônia pulverizaram um sedativo veterinário através das grades das janelas para deixar famílias inteiras inconscientes.
Depois entraram nas casas e violaram os moradores, especialmente mulheres e meninas, com um número de vítimas superior ao mostrado no filme.
ENTRE MULHERES: RAIVOSO E COMPLEXO
A indignação que ocorre com este acontecimento marca a raiva e a urgência com que Entre Mulheres decidem contar a sua história. Polley investiga o complexo processo psicológico pelo qual essas mulheres passam, todos com posições bem definidas e ricas em nuances para tornar mais interessante o conflito existencial e moral que enfrentam.
As suas decisões narrativas ajudam a tornar esta história muito global, em vez de um evento específico para uma comunidade muito específica.
No entanto, é pertinente que, na época de Rubiales à frente das instituições de poder, um longa que tenta dar uma resposta contundente aos abusos ressurja via streaming. Coincidências à parte, é um bom momento para resgatar um filme com muitas coisas importantes a dizer através de drama e personagens fabulosamente tecidos.
Você pode assistir Entre Mulheres no Amazon Prime Video.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!